A Convenção Batista Catarinense (CBC) em parceria com Missões Mundiais enviou uma caravana com 42 voluntários a um campo missionário no Paraguai. O grupo, liderado pelo Pr. Rogério Souza, presidente da CBC, respondeu ao desafio missionário lançado durante o Acampamento Batista Catarinense de 2018, no simpósio da JMM, e foi apoiar as ações dos missionários Alceir Ferreira através do programa Voluntários Sem Fronteiras. O planejamento para atender ao chamado de Deus começou em setembro do ano passado e se concretizou entre os dias 10 e 17 de julho deste ano.

No total, foram representadas oito igrejas das cidades de Garopaba, Capivari de Baixão, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Porto União (região do Planalto), Florianópolis e São José. A equipe contou com seis pastores voluntários que pregaram nas igrejas próximas à Cidade do Leste, onde os voluntários realizaram grande parte de suas atividades.

Em um culto ao ar livre, eles contaram com a presença de 50 pessoas; fizeram evangelismo de porta em porta visitando, aproximadamente, 80 lares.

Na ação com as crianças, eles utilizaram o material didático que preparam e levaram especialmente para a ocasião, alcançando durante a recreação e lanches 160 crianças – sendo 60 da cidade de Remancito e 100 na região Alto Refúgio.

Na igreja da região Alto Refúgio, foi prestado um culto ao Senhor com a participação de cerca de 150 pessoas.

Nas oficinas de artesanato e nos atendimentos da área da saúde – medição de pressão e do açúcar no sangue – 50 pessoas participaram. No terceiro dia, eles realizaram evangelismo por meio dos atendimentos médicos e distribuição de lanches para cerca de 100 pessoas na porta de um presídio.

Depois, o chefe da penitenciária convidou o grupo para entrar e lá eles oraram pelos presos e agentes.

Os voluntários participaram  ainda do encerramento da comemoração dos 100 anos da Igreja Batista no Paraguai, durante qual o Pr. Rogério Souza pregou representando a CBC, Mais de 200 pessoas estiveram presentes ao culto.

Entre as experiências mais marcantes para o grupo, o Pr. Rogério Souza, destacou o preparo de cachorros-quentes para crianças da igreja na região de Remancito. No primeiro dia, os voluntários cozinheiros se preparam para alimentar 50 crianças, contudo, por um problema de comunicação, os pães foram comprados duas vezes, resultando em três vezes mais do que a quantidade necessária. Quando chegaram na igreja, o susto: havia mais de 150 pessoas para serem servidas.

Muito preocupado, o grupo se reuniu e orou: “Senhor, multiplica esse cachorro-quente. Não deixe faltar”. E assim, Deus agiu. Os cozinheiros foram se assustando, porque conforme serviam às pessoas, a quantidade de salsichas na panela não abaixava. Até que ao chegar a vez do missionário Alceir Ferreira, ele informou que era o último da fila. E então, naquele momento, a comida findou.

Ainda no dia seguinte, o grupo tentou se precaver dada a experiência anterior. Para um grupo de aproximadamente  80 crianças eles preparam 100 cachorros-quentes, pensando: “Bom, dessa vez não vamos passar apertos”. Entretanto, a situação da compra dos pães se repetiu e, quando viram, Deus novamente operou um milagre. Se preparando para atender 100 pessoas, eles serviram 300 pessoas no local. Depois ainda havia alimento para a equipe de voluntários e para as pessoas que foram ao culto da noite.

“Isso marcou profundamente o coração dos cozinheiros, porque eles não esperavam ver um milagre acontecer num serviço tão simples que era cozinhar para um grupo que estava fazendo missões. Então eles sentiram como foi o agir de Deus na vida deles. Isso foi marcante para a vida deles e do grupo todo”, disse o Pr. Rogério Souza.

 

Crianças lanchando com o cachorro quente preparado pelos voluntários

 

Todos gostaram da viagem e oportunidade de servir ao Senhor no Paraguai. A equipe deseja voltar no próximo ano e dar continuidade a alguns projetos, apoiando o trabalho dos missionários e alcançando vidas para o Reino. Que Deus os abençoe e faça frutos nascerem e cresceram através do trabalho evangelístico realizado.

Se você também deseja participar do programa Voluntários Sem Fronteiras, clique aqui para saber quando serão as próximas caravanas. Escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e saiba como organizar seu próprio grupo de viagem ou seguir individualmente a um dos campos de Missões Mundiais.

 

por Jamile Barros (com supervisão de Marcia Pinheiro)