Os terremotos que atingiram a Turquia e a Síria durante o mês de fevereiro já ceifaram mais de 55 mil vidas e deixaram mais de 120 mil pessoas feridas. Só na Turquia, mais de 200 mil prédios desabaram e, nos dois países, estima-se que cerca de um milhão e meio de pessoas estão desabrigadas. Além disso, as condições climáticas não aliviam a situação, já que é época do Inverno na região com a temperatura chegando a graus negativos durante a madrugada. Escolas e hospitais também foram destruídos e o sistema de saúde está sobrecarregado.

A situação na Síria é ainda mais delicada, pois o país sofre com uma guerra civil que dura há mais de 12 anos. Antes dos terremotos, o cenário era de uma intensa crise humanitária com quase 70% da população, cerca de 15,3 milhões, necessitando ajuda – os números mais altos desde o início do conflito armado. As repercussões dos terremotos nas famílias sírias podem ser duradouras e também há a possibilidade de muitos saírem do país, agora duplamente devastado, em busca de melhores condições.

Entre as vítimas, as crianças são o grupo mais vulnerável. Muitas perderam suas famílias ou não conseguem ser identificadas pelas autoridades e estão sob custódia dos governos. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, cerca de 5 milhões de crianças foram atingidas, em alguma escala, pelo desastre natural que já é considerado o pior da Europa em 100 anos.

Missões Mundiais, não podia ficar indiferente diante do sofrimento dos turcos e sírios e prontamente começou uma ação emergencial, priorizando o envio de alimento para as famílias. Recursos foram levantados através de ofertas e enviados para parceiros que atuam na região e que foram até a Síria para ajudar. Graças às doações, já facilitamos a entrega de 5.600 rações alimentares, 5.100 kits de higiene, 7.600 roupas de frio, 5.700 cobertores e 6.400 sacos de fraldas para as milhares de famílias que agora vivem em abrigos, escolas e abrigos humanitários. Na Turquia, uma equipe de Voluntários Sem Fronteiras está atuando no apoio às organizações locais distribuindo alimentos, ajudando na triagem de roupas doadas e entrega, além de levar o consolo de Deus aos enlutados. 

Entregando suprimentos em abrigos na Síria
Distribuindo roupas doadas na Turquia

Muito ainda precisa ser feito. Por isso precisamos do compromisso e do apoio de cada um em orações e ofertas. Para que assim, Missões Mundiais continue levando toda a ajuda possível para a Turquia e para a Síria. Portanto, ore pelas famílias enlutadas e por uma chance de reencontro entre os parentes vivos. Interceda pelos profissionais de saúde e de resgate que continuam trabalhando. Ore pela ação de Missões Mundiais no envio de alimentos, pela segurança da equipe de voluntários e dos nossos parceiros. 

Outra forma de fazer parte disso é mobilizando sua igreja e enviando ofertas. Nossa prioridade é enviar alimentos e cada bolsa de alimentos custa 25 dólares, cerca de R$130,00. Mas você pode contribuir com qualquer valor. Envie sua oferta agora mesmo através da chave PIX (email) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Através do seu envolvimento, podemos levar o consolo do Espírito Santo às pessoas. Podemos abraçar e dizer que o Senhor está com cada uma e que não as deixará desamparadas. Por meio da união dos batistas brasileiros, iremos demonstrar de forma prática o amor de Deus. Portanto, não fique de fora do que Deus está fazendo no mundo! 

Seja a resposta de socorro à Turquia e à Síria. 

Vamos Completar a Missão!

 

LINHA DO TEMPO DO DESASTRE NA TURQUIA E SÍRIA 2023

  • Durante a madrugada do dia 06 de fevereiro, um terremoto de 7,8 de magnitude atingiu o sul da Turquia, próximo à sua fronteira com o norte da Síria. Aproximadamente, nove horas depois, um novo terremoto de 7,5 de magnitude foi sentido a 95 km no sudoeste. Nos dois dias que se seguiram, vários pequenos tremores foram sentidos nos dois países. 
  • Após o primeiro terremoto, uma barragem no noroeste da Síria desabou e transbordou o rio Orontes. Milhares de pessoas tiveram que sair da região pois suas casas foram inundadas.
  • No dia 20 de fevereiro, um novo terremoto de magnitude 6,4 atingiu o sul da Turquia, sendo sentido também na Síria, Jordânia, Chipre, Israel e até no Egito. 
  • Exatamente uma semana depois, em 27 de fevereiro, um terremoto de magnitude 5,6 foi sentido novamente no sul da Turquia, causando mais mortes e o colapso de edifícios já danificados. 
  • Já no dia 1º de Março, mais de 11 mil tremores secundários foram sentidos segundo a Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD); espera-se que esses tremores secundários continuem no futuro. 
  • No dia 10 de Março, as autoridades dos dois países confirmaram a morte de mais de 55 mil pessoas –  47.932 na Turquia e 7.259 na Síria.


Jamile Darlen

Jornalista de Missões Mundiais