Missões Mundiais marcou presença no Despertar 2019, conferência nacional da Juventude Batista Brasileira (JBB) realizada entre os dias 17 e 20 de julho, na Igreja Batista Atitude, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ.  Toda a programação da JMM no evento enfatizou a causa da Igreja Sofredora, por meio do movimento NUN. Falamos ainda sobre vocação, com a participação da missionária Analzira Nascimento, e também sobre viagens voluntárias.

Desde o Despertar 2017, em Natal/RN, os jovens batistas têm se familiarizado com a causa da Igreja Sofredora. O Nun é a forma como muitos cristãos presentes em países de extrema perseguição religiosa são “marcados” de forma pejorativa para que sejam perseguidos; hoje ele se tornou um movimento abraçado por cristãos de todo o mundo, como uma forma de dizer que também são participantes da Igreja Sofredora e estão em sua defesa. Os jovens presentes ao Despertar 2019 comentaram o quanto é relevante fazer parte desse movimento.

“No Despertar passado eu conheci o Nun, e eu achei bem interessante esse jeito de fazer missões, pois a Igreja Sofredora sabe que Deus está ali, cuidando deles. E missões é isso, é não ter medo porque, apesar de tudo, a gente tá pregando a Palavra de Deus para aqueles que não conhecem. Independente de religião, raça, de lugar onde mora... o Nun é isso, ele é sem fronteiras”, conta Lucas Fonseca, da SIB de Porto Velho, Rondônia.

Nos dias 17 (quarta-feira) e 18 (quinta-feira), o missionário para o povo árabe Caleb Mubarak e o missionário mobilizador Abdallah Fadel, ex-homem-bomba, falaram aos jovens sobre a importância de orar, ofertar, ir e mobilizar igrejas e pessoas a fazerem parte do Nun. Os testemunhos desses missionários mostram como ambos fazem parte diretamente desse contexto.

“Deus fala muito ao meu coração com respeito à Igreja Sofredora e eu, como cristã, posso sentir a dor e o sofrimento desses irmãos que estão no campo. Eu comprei a camisa para apoiar o Nun e compartilhar isso com a minha igreja, para que eles possam pensar, orar e se envolver com essa causa”, declara Julia Andrade, promotora de missões da SIB de Porto Velho.

Na sexta (19) e sábado (20) a missionária Analzira Nascimento foi a preletora de uma das Jornadas de Conteúdo. Por ser grande influenciadora entre os jovens, Analzira lotou o auditório onde palestrou. Incentivando a juventude brasileira ao envolvimento com missões e encorajando a busca da vocação de cada um. 

“Não estamos aqui só pra sermos salvos, estamos aqui pra participar do Reino”, declara a missionária em uma das palestras.

Analzira lançou o livro Todos Somos Vocacionados para ajudar jovens e adultos a entender que todos fazem parte de uma missão e são vocacionados por Deus para algo. A vocação é para todos. 

"Foi incrível conhecer e ouvir histórias de missionários e profissionais ao redor do mundo, cujos testemunhos inspiram, edificam e motivam a nós jovens a, como diz a missionária Analzira Nascimento, participar 'do que o Senhor está fazendo no mundo', tendo a consciência de que todos somos vocacionados e podemos contribuir para o Reino com nossos dons e talentos, na Missio Dei - a missão de Deus", declara Júlia Caldas, da Igreja Batista da Liberdade, São Paulo. 

Durante todos os dias da conferência, o estande de Missões Mundiais esteve disponível para quem quisesse adquirir a camisa do Nun e saber mais sobre a obra missionária mundial. A participação da JMM no Despertar gera um coração ardente por missões na juventude brasileira.  Diversos jovens são chamados por Deus e vocacionados a fazerem mais por missões, independentemente de onde estejam.

Louvamos ao Senhor pela JBB, que se preocupa em cuidar dos jovens batistas de todo Brasil e incentiva a obra missionária nos congressos e conferências, pois assim como diz a Palavra de Deus (1Jo 2.14) acreditamos em uma juventude forte! Nos vemos no próximo Despertar, em 2021, na região Sul do Brasil.

Para saber mais sobre a causa da Igreja Sofredora acesse: nun.org.br