O Diretor-executivo de Missões Mundiais, Pr. João Marcos Barreto Soares, chegou na cidade de Cracóvia, Polônia, na noite de terça-feira (8). Ele foi prontamente recebido pelo missionário ucraniano Anatoliy e outros dois missionários especialistas que estão no país para organizar as atividades a serem realizadas pela JMM.

O encontro entre o Pr. João Marcos e o missionário Anatoliy foi um momento emocionante, um abraço em nome do Brasil e um conforto de um amigo para o outro. O Pr. João Marcos também levou algumas lembranças do Brasil, da qual o missionário sentia muita falta, como bombons, feijão preto, jujuba para as crianças, além de 25 kg de alimentos, uma panela de pressão para cozinhar o feijão e alguns remédios. Coisas simples, mas que tocaram o coração do missionário e de sua família.

Missionário Anatoliy se emociona ao receber lembranças do Brasil

Na cidade de Cracóvia, a congregação plantada pelo missionário polonês de Missões Mundiais está sendo usada como um local de assistência aos refugiados em questões legais e para a distribuição de alimentos e roupas. Entre as necessidades no momento, a principal continua sendo a de enviar alimentos para a Ucrânia e abrigar os mais de um milhão de ucranianos que estão na Polônia. 

O Pr. João Marcos, acompanhado do missionário Anatoliy e outros, também viu de perto a situação na fronteira. “Por mais que saibamos que as famílias saem sem os pais, ver tantas mulheres com suas crianças e adolescentes seguindo para um país estranho, é chocante”, relatou. Além das famílias, há quase 11 milhões de crianças ucranianas que estão correndo um enorme risco por estarem vulneráveis a diversos tipos de agressão como tráfico humano, perda de parentes, entre outros. Por isso, um dos principais objetivos de Missões Mundiais é também abrir na Polônia uma unidade do Projeto Tenda de Brincar.

Apesar das negociações, a guerra continua e o número de civis atingidos segue aumentando. Portanto, a maior preocupação é com a segurança das pessoas. Aquelas que permanecem na Ucrânia estão em perigo com os bombardeios, mas também com a fome. Já os refugiados enfrentam o risco de serem capturados por grupos de tráfico humano e do desespero pela falta de esperança.

Hoje (10/03), às 20h, no instagram de Missões Mundiais (@missoesmundiaisoficial), o Pr. João Marcos B. Soares, fará uma live com o missionário Anatoly Shmilikovskyy, diretamente da Polônia. Dentre outras questões, eles falarão sobre a situação da guerra na Ucrânia, seus desafios e necessidades para a obra missionária. Não deixe de participar desse momento. 

Continue em oração pelo fim da guerra e por segurança aos nossos missionários. Interceda também por sabedoria à liderança de Missões Mundiais na tomada de decisões nesse momento. Ore pelas famílias separadas e pelas crianças em vulnerabilidade. Interceda também por recursos para que seja possível socorrer os ucranianos em suas muitas necessidades.

Não fique de fora do que Deus está fazendo pelos ucranianos.

Viva a Compaixão!

 

Jamile Barros

Jornalista de Missões Mundiais