Toda criança tem direito a descanso, a lazer e a brincar. A participar de atividades recreativas apropriadas a sua idade e a aproveitar livremente da vida cultural e das artes. Esse direito deve ser respeitado e promovido na igualdade de oportunidades, conforme afirma o artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas (ONU).

Quando brincam, as crianças aprendem a vencer, perder, organizar seu tempo e sua vida, uma vez que a ação influencia diretamente no autocontrole. Enquanto se divertem, elas adquirem conceitos de valores, limites e responsabilidades, entendendo sobre o que podem ou não fazer. É um momento especial e significativo que deve ser cultivado e experimentado ao máximo.

Entretanto, há muitos pequeninos que não têm a oportunidade de aproveitar a sua infância. Eles vivem em ambientes de alta vulnerabilidade, situações de guerra e violência extrema, situações de perseguição e busca de refugio em outros países e outros terrores que os abalam profundamente. Eles precisam de apoio e amor para superar traumas adquiridos tão precocemente.

E pensando exatamente nisso, Missões Mundiais desenvolve o projeto Tenda de Brincar com o objetivo de garantir acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância para crianças refugiadas em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 4 e 6 anos. A porta de entrada do projeto é a brinquedoteca. Ali os menores são acolhidos em um espaço no qual podem brincar livremente e também recebem estímulos necessários para o seu desenvolvimento físico, social, relacional e intelectual.

As oficinas fazem parte das atividades semanais da tenda. Respeitando a idade de cada uma, as crianças serão trabalhadas em áreas de saúde, meio ambiente, família, entre outras. Há oficinas também oferecidas para as famílias, que têm um papel importantíssimo na vida de suas crianças.

A proteção contra a exploração sexual é fundamental também no trabalho realizado no projeto. Segundo a missionária Haná Santiago, coordenadora do Tenda de Brincar, a ação é realizada através de oficinas para as crianças, encontro de promoção ao cuidado dos menores com seus familiares, associações de bairro, igrejas e outros grupos locais. O Tenda de Brincar também tem uma área de aconselhamento que ocorre através de encontros individuais no qual, com ajuda de profissionais capacitados, as crianças podem trabalhar problemas relacionados à baixa autoestima, por exemplo.

A missionária Haná conta que é um privilégio estar com os pequenos e revela que muitos deles passam a conhecer a verdadeira alegria do Senhor e a transmiti-la a outras pessoas.

“Choro de felicidade, muitas vezes, ao ver a fidelidade do Senhor aqui nesse projeto. Amo chegar aqui e receber beijos, abraços e muitos sorrisos. Todas as pessoas que nos visitam dizem que nunca viram crianças tão comportadas. Sinto-me a própria ‘mãe coruja’, transbordo de orgulho”, diz Haná.

Ela conta que o projeto realizou o cadastro de mais de 300 crianças para o próximo semestre, mas está com o coração partido, pois só poderá receber a metade. O lado bom é que a grande procuro mostra que nossos missionários estão fazendo a diferença naquele campo de refugiados.

“Todos os dias há pais no portão pedindo para cadastrar as crianças. E somos desafiados constantemente por outros acampamentos de refugiados para abrir projetos como este. Acredito que é o início de uma longa história de amor. Creio também que o Senhor tem algo lindo para essa nação e é pelas crianças que Ele quer começar”, relata a missionária.

O alvo é alcançar cada vez mais crianças e abrir um Tenda de Brincar em cada bairro dos polos de trabalho de Missões Mundiais no mundo até 2030. Ore por esse sonho! Clame ao Pai pelas crianças e famílias envolvidas, por aquelas que ainda não foram alcançadas e pela vida dos missionários e voluntários que trabalham no projeto.

Faça as crianças se alegrarem com suas orações e ofertas!

 

Doe Agora

 

 

Colaboração Jamile Barros (com supervisão de Marcia Pinheiro)