EM BUSCA DE ESPERANÇA

O drama dos refugiados em todo o mundo é uma das prioridades de Missões Mundiais. Hoje, existem cerca de 79,5 milhões de refugiados em todo o mundo, segundo dados mais recentes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. São pessoas que, diante da guerra, da miséria ou da repressão em seus países de origem, buscam em outra nação a esperança de uma vida digna. No entanto, o que muitos encontram é um dia a dia de exploração, distante do ideal de vida que sonharam para suas famílias. Isso quando as portas não são fechadas para eles. Queremos fazer a igreja de Cristo chegar até os refugiados com a mensagem de esperança por meio de ações práticas.

Sua igreja pode levar esperança a refugiados.

VISÃO GERAL

Definições da ONU

De acordo com a Convenção de 1951, relativa ao Estatuto dos Refugiados, são refugiados as pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que não possa (ou não queira) voltar para casa.

Posteriormente, definições mais amplas passaram a considerar como refugiados as pessoas obrigadas a deixar seu país devido a conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos.

População afetada 

O deslocamento forçado afeta mais de 1% da humanidade (uma em cada 97 pessoas), sendo que um número cada vez menor de pessoas forçadas a fugir consegue voltar para suas casas. Até o fim de 2019, 79,5 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a deixar suas casas. O deslocamento forçado praticamente dobrou na última década.

O número de crianças deslocadas (entre 30 e 34 milhões, sendo dezenas de milhares desacompanhadas) é tão grande quanto as populações da Austrália, Dinamarca e Mongólia juntas.

Fonte: ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados

DIREITOS DOS REFUGIADOS

Há leis internacionais e nacionais que garantem os direitos de pessoas nessa situação. A Convenção das Nações Unidas sobre o Estatuto dos Refugiados, criada pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 1951, delimitam algumas regras para o trato com refugiados. O Brasil é um dos países que se comprometeram com o tema.

Entre as resoluções mais importantes está o princípio da “não devolução” que define que nenhum país pode expulsar ou devolver um refugiado para o território onde ele possa sofrer perseguição. Segundo é emissão de um documento provisório que permite que ele transite livremente.

AJUDA AOS REFUGIADOS NO BRASIL

O Brasil também é um país que está na rota dos refugiados. Eles chegam ao nosso país sem documentos, sem trabalho e sem um lugar para morar. Sua igreja pode ajudá-las a viver em nosso país de forma legalizada. Conheça a seguir algumas informações importantes.

O Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) é uma comissão interministerial sob o âmbito do Ministério da Justiça, no Brasil. Ele é responsável por receber as solicitações de refúgio, e determinar se os solicitantes reúnem as condições necessárias para serem reconhecidos como refugiados. Além disso, cabe ao CONARE a promoção e coordenação de políticas e ações necessárias para uma eficiente proteção e assistência aos refugiados, além do apoio legal.

Outorga às pessoas que reconhece como refugiados, documentação que lhes permite residir legalmente no país, trabalhar e a ter acesso aos serviços públicos, tal qual como a saúde, educação, e outros.

No Brasil a lei 9.474/97 garante direitos aos refugiados. Se algum refugiado chegar ao Brasil o primeiro procedimento é ir a Policia Federal e solicitar refúgio até que o governo brasileiro analise a situação. Com o protocolo, o refugiado consegue ter um CPF e Carteira de Trabalho.

NECESSIDADES

Missões Mundiais oferece aos cristãos brasileiros uma base para a construção de uma operação de ajuda aos refugiados por meio de projetos divididos nas áreas de saúde, evangelismo, esporte, educação, humanitários emergenciais, plantação de igrejas e formação de líderes.  

REFUGIADOS E A BÍBLIA

A Palavra de Deus nos orienta a lidar com pessoas que necessitam de refúgio. O próprio Deus se preocupa com o bem-estar dos estrangeiros, foragidos e refugiados. Ele mesmo nos diz como tratá-los:

  • Não os maltratando (Êxodo 22.21)
  • Não tirando vantagem de sua situação (Deuteronômio 24.14)
  • Oferecendo-lhes amor e cuidado (Mateus 22.39)

Podemos ainda transformar os ensinamentos bíblicos em práticas significativas a respeito desses que sofrem:

  1. Ore – “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5.16b)
  2. Sirva – “Era estrangeiro, e hospedastes-me” (Mateus 25.35b)
  3. Envolva-se – Participe de projetos que auxiliam refugiados de outros países. Seja um parceiro nesta missão. 

COMO AJUDAR REFUGIADOS

Esperança aos RefugiadosPor meio do projeto “Esperança aos Refugiados”, desenvolvido no Oriente Médio, crianças e adolescentes são ensinados a respeito dos valores de Deus, especificamente durante os treinos de taekwondo. ADOTE

LEIA TAMBÉM

Manual do Refugiado - por Caleb Mubarak

 

 

Doe agora