Eu não cresci em um lar cristão, não conhecia ninguém que fizesse parte de alguma igreja e tampouco havia tido qualquer contato com a Palavra de Deus. Quando eu tinha 14 anos sofri algumas tentativas de abuso por parte de um familiar e desde então eu buscava preencher um vazio causado por essa situação. E isso me fez duvidar do amor de Deus e de sua Graça.

Quando completei 16 anos, fui morar em um templo indiano, na cidade de São Paulo, numa tentativa de fuga daquilo que me machucava. Fiquei muitos anos por lá. Todos os dias cumpria uma rotina de estudos, mantras e tarefas diárias. Uma delas era vender livros nas ruas para arrecadar fundos para o templo. Foi num dia desses, em que eu estava oferecendo os livros a todos que passavam por mim na movimentada Av. Paulista em São Paulo, que uma moça me parou e disse:

- Você não precisa fazer isso. Jesus ama você!

Ela me disse essa frase em alguns poucos segundos e se foi, me olhando nos olhos e sorrindo. Depois desse momento eu fiquei paralisada, pensando em quem era esse Jesus e por que motivo Ele me amava. Por que eu não precisava fazer o que eu estava fazendo? O que isso significava?  Foram muitas perguntas que se formaram no meu coração naquele instante em diante. A partir daquele dia, não consegui mais oferecer nenhum livro a ninguém. Ainda parada na rua eu pensava, muito inquieta, em Jesus. Queria saber porquê Ele me amava.

 E foi neste mesmo dia, no final da tarde, que eu ainda na rua resolvi entrar em uma livraria e comprar uma pequena versão de bolso do Novo Testamento. Comprei-o com os poucos trocados que havia arrecadado na rua. Guardei na minha mochila e voltei para o templo. Quando cheguei, contei o que havia acontecido naquele dia e o que ouvi foi:

- Não ligue pra isso. Todos eles dizem isso mesmo.

Novas perguntas se formaram no meu coração: “Quem são eles? Quem são essas pessoas que dizem isso sobre Jesus?”. Naquela mesma noite, já de madrugada, quando todos já haviam dormido, eu tirei o pequeno Novo Testamento da mochila e desci para a sala do templo, em silêncio. Eu nunca havia lido a Palavra de Deus. Não sabia por onde começar e, por isso, resolvi abri-la em qualquer página. Fechei os olhos e abri o pequeno livro de bolso. Quando abri os olhos estava diante do livro de João. Corri os olhos pelas palavras e parei em João 14.6 onde Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. Foi nessa hora que aconteceu meu encontro com Jesus. Foi ali que eu entendi quem Ele era e para onde Ele me levaria. Foi ali que entendi que só Ele me levaria.

Depois desse dia fui me afastando gradativamente do templo em que morava. Aos poucos fui me desligando daquilo que já não fazia mais sentido para mim. Todos os dias eu lia a Bíblia, sozinha. Durante cinco anos eu li toda a Palavra por várias vezes e estudava aquilo que não compreendia pela internet. Até o momento em que Deus me fez um novo chamado: servi-lo junto àqueles que também o amavam. Era a  hora de procurar uma igreja.

Depois de muitos anos lendo e estudando a Palavra sozinha, chegou um momento em que a própria Palavra de Deus me instruiu a estar presente em uma Igreja, a me juntar com meus irmãos em Cristo e a servi-Lo de forma prática e a dividi-lo com aqueles que ainda não o conheciam. Então eu procurei uma igreja e, como não conhecia nenhuma, eu orei para que Deus me mostrasse Sua vontade e me apontasse Sua casa. E num dia de estudo da Palavra pela internet, eu me deparei com um site de uma Igreja Batista da minha cidade. Eu entendi aquilo como a resposta de Deus para a minha oração e no dia seguinte eu estava na porta da Igreja Batista Boas Novas de Sorocaba/SP. 

Nessa igreja, eu conheci o programa Voluntários Sem Fronteiras em um culto de oração, numa quarta-feira. Um missionário foi convidado a apresentar oprograma à igreja. Foi nesse dia que meu coração sentiu um forte desejo de servir. 

Depois de conhecer o programa,  desejei estar naqueles países esquecidos pelo homem para servir e ser útil de alguma forma diante da graça que recebi. Eu queria dividir o que recebi. Queria servir. Queria amar. E o primeiro país que Deus colocou no meu coração para realizar esse chamado foi o Haiti. Os primeiros que souberam da minha decisão foram meus pais e, mesmo não sendo cristãos, eles me apoiaram, pois sentiram esse desejo arder no meu coração de forma avassaladora. Minha igreja também me apoiou incondicionalmente desde o primeiro momento.

Eu estive no Haiti em 2018 e o que mais me marcou na viagem foi a resposta que Jesus me deu desde que eu O conheci há alguns anos naquela sala gelada do templo indiano. Desde que ouvi Seu nome, naquela avenida de São Paulo, eu me questionei do porquê Jesus me amaria sem mesmo me conhecer? E nessa viagem Ele me respondeu que me ama porque Ele é o próprio Amor. Deus me ama porque Ele me conhece antes mesmo de eu nascer.  Eu pude sentir esse Amor em cada criança que abracei, em cada pessoa que passou por mim no Haiti, em cada segundo de um tempo que correu no relógio de Deus, aos cuidados Dele. De acordo com Sua Vontade. O que mais me marcou nesta viagem foi entender que eu sou aquilo que Deus quer que eu seja e não o que eu penso ser. Foi no Haiti que eu entendi o que é ser salvo e compartilhar a salvação.

Eu acredito que muitas pessoas possam ter medo de servir em missões, principalmente em outro país. Os obstáculos parecem ser maiores que você: outra língua, a distância, estar com pessoas que você nunca viu antes. Tudo isso pode fazer você se questionar se é capaz, se realmente é digno de servir a Deus. Você duvida do seu tamanho, da sua fé, da sua capacidade. Você chega a se questionar se é capaz de falar de Jesus para alguém. E se esquece que Jesus habita em você pelo Espírito Santo. Esquece que Ele é seu Salvador. Seu íntimo e seu secreto. E é neste momento que devemos lembrar que quem nos capacita é Deus. Nada é feito por nós sem a Graça que vem Dele. Nada é feito por nós sem a promessa Dele. Por isso, acalme seu coração. Saiba que Deus te quer servindo. Deus te quer compartilhando. E todo aquele que foi salvo por Ele é um missionário. E todo coração que ainda não conhece a Jesus é um campo de missões. E quem precisa estar lá é você.

 

Tamires Helena Fernandes Moreira, 28 anos - Sorocaba - SP

Voluntária Sem Fronteiras - Haiti, 2018.