O trabalho voluntário nos campos de Missões Mundiais tem gerado verdadeiros apaixonados e apaixonadas por missões. Este é o caso da Voluntária Maria Esmeralda, que há 2 anos está em Moçambique e agora decidiu ficar por mais um ano no país, apoiando o trabalho das missionárias efetivas dos batistas brasileiros no país.  Esmeralda fez um balanço deste período no campo como integrante do programa Voluntários Sem Fronteiras.

 Sou Maria Esmeralda, mais conhecida como Mel, voluntária da Primeira Igreja Batista da Mustardinha, no Recife/PE.Fui enviada no dia 9 maio de 2018 pelo programa Voluntários Sem Fronteiras ao Dondo, em Moçambique.

Após 2 anos e 3 meses, venho relatar algumas experiências que marcaram minha vida para sempre.

Quando eu decidi vir como voluntária para Moçambique, o propósito era abençoar vidas e levar a Palavra de Deus a todos, servindo ao próximo.Ao chegar aqui, fui abraçada e apoiada pela equipe de missionárias de Missões Mundias.

Meus dias no Dondo têm sido marcados por experiências extraordinárias! Crianças e adultos estão sendo evangelizados nas comunidades, e especificamente na comunidade de Mafarinha, onde tenho servido.

Neste tempo ocorreram dois ciclones: Idai e Kenneth que ceifaram vidas e deixaram  grandes rastros de destruição nesta nação.

Com a chegada das diversas equipes de voluntários que passaram por aqui, foram realizados vários benefícios e atendimentos: a escolinha Pequena Semente, no Dondo, foi pintada e ganhou uma brinquedoteca; a Escolinha Raio de Sol, em Mafarinha, ganhou três novas salas, uma cozinha e dois banheiros; a creche no Dondo foi pintada; a Igreja de Macharote foi reconstruída, assim como o alpendre da Igreja do Dondo e várias casas.

Um grande número de doações chegaram para cobrir as necessidades mais emergenciais. Inúmeros atendimentos foram realizados na área da saúde. Cultuamos com  o povo de maneira simples e sincera!

Tenho vivenciado muitos livramentos e desfrutado de proteção no dia a dia; milagres reais e visíveis!

“Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilos, trazendo consigo seus molhos". (Salmos 126.6)

Vejo sucos e alimentos se multiplicarem, até que todos bebam e comam e sejam saciados! Presencio em todo momento o agir do poder de Deus na vida das comunidades; doentes serem curados, febre ceder, paraplégico começar a se movimentar. Sem medicamento, mas através do poder da oração!

Presos têm sido libertos e transformados pelo poder do sangue de Cristo Jesus.
Vivencio o amor e o cuidado de Deus neste país nos gestos mais simples! A alegria do povo, mesmo com recursos tão escassos e com inúmeras necessidades, confrontam-me a todo o momento!

Estou nesta missão com o propósito de abençoar vidas e eu que estou sendo abençoada!

Em janeiro de 2020 finalizamos os projetos que desenvolvíamos (eu e a missionária Ana Cristina) com a Igreja Batista do Dondo. Após fecharmos este ciclo, seguimos avançando com o Reino na implantação do Centro de Capacitação Comunitária  "Sublime Tarefa", na Comunidade de NDunda 2.
Já estamos atuando e realizando ações onde o nome do Senhor está sendo glorificado.

No mês de março, ao surgirem os primeiros casos da Covid- 19 em Moçambique, começamos a distribuir máscaras e itens de higienização.

Nos meses de julho e agosto, com as campanhas Presente para Missões e Há Fome no Mundo, podemos abençoar 120 famílias com cestas básicas, alcançando um total de 709 pessoas beneficiadas.

Convido a você a ser um voluntário, uma voluntária de Missões Mundiais.


Um forte abraço


Maria Esmeralda
missionária voluntária em Moçambique

 

Doe agora