Servir diretamente no campo missionário como voluntário ainda é algo inviável neste momento de pandemia. Deus, no entanto, tem estratégias inimagináveis para aqueles que se colocam a Sua disposição, com vontade de servir em tempo e fora de tempo. É assim que o Senhor tem usado voluntários como Jonathan Moraes Romanha, membro da Igreja Batista em Coqueiral em Aracruz, no Espírito Santo. Jonathan já fez duas viagens através com Missões Mundiais e agora integra o staff do programa Voluntários Sem Fronteiras.

Assim como boa parte do planeta, as ações do Voluntários Sem Fronteiras têm ocorrido de forma remota. E Jonathan teve a oportunidade de participar de uma delas neste mês de agosto, ministrando treinamentos para missionários que atuam no projeto Afrobola, desenvolvido em Cabo Verde. Foram três encontros por videoconferência em que ele, juntamente com o Educador Físico Gustavo Guimarães, puderam compartilhar princípios do futebol, uma ferramenta estratégica para estreitar laços e alcançar vidas com o Evangelho.

“Eu já participei de duas viagens como o Voluntários Sem Fronteiras para o Oriente Médio. A primeira foi em 2018 e a outra em 2019, quando foi ainda mais especial para mim, pois minha esposa estava junto. Foi um tempo de entrega, dedicação e amor. Uma experiência única e transformadora no qual podemos ver e sentir o agir de Deus em nós e através de nós”, comenta o voluntário.

Jonathan Moraes Romanha ministrou aulas remotas como voluntário na área de esportes

Com a pandemia, Jonathan não enxergava possibilidades de novamente servir com Missões Mundiais. Foi então que decidiu ter uma conversa com o Senhor.

“Eu estava orando ao Senhor, querendo saber como poderia ser útil e servir no campo missionário. E lembrei quando fiz a primeira viagem missionária para o Oriente Médio e servir na área de esporte através do futebol. Foi então que recebi o convite da coordenação do Voluntários Sem Fronteiras para atuar junto ao staff do setor de Esportes. Vi que Deus estava mostrando e confirmando minhas orações”, alegrou-se.

E o primeiro desafio foi atender ao Projeto Afrobola de Cabo Verde de forma remota.

“Passar conteúdo e atividades na área de esportes, principalmente o futebol, de forma digital se torna ainda mais desafiador. Procuramos transmitir nossos conhecimentos de maneira simples e objetiva, exemplificando com imagens e vídeos na prática. Esteve conosco, como convidado neste treinamento, o nosso irmão Gustavo Guimarães que é Educador Físico e treinador de futebol das categorias de base com passagem em vários clubes e experiência em escolinhas de futebol”, revelou.

Jonathan começou sua relação com o futebol ainda criança. Aos 5 anos já praticava natação. Aos 11, entrou para uma escolinha de futebol e aos 18 já jogando no futebol amador.

“Segui a área de gestão, mas nunca abandonei o esporte e assim fui atuar como Gerente da Secretaria de Esportes do município onde moro. Sou capacitado na área de gestão esportiva e também em áreas específicas para o futebol’, diz.

Mas é ajudando ao próximo, ou nem tão próximo, com seus conhecimentos, que Jonathan se sente mais próximo do Pai.

“Ajudar pessoas com a nossa vocação é atender e obedecer ao chamado Deus para nossas vidas”, diz. “O esporte é uma grande ferramenta de evangelização. O esporte une as pessoas, quebra barreiras políticas, sociais e religiosas. Ele se torna uma grande ferramenta estratégica e de oportunidade para falar de Cristo”, reflete.

O treinamento com os missionários de Cabo Verde foi pioneiro. A proposta da coordenação do Voluntários Sem Fronteiras agora é estendê-lo a outros campos missionários, capacitando futuros treinadores de escolinhas de futebol.

Você também pode ver o agir de Deus em você e através de você. Coloque-se à disposição do Senhor. Escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Doe agora

 

por Marcia Pinheiro