A dor de quem foi obrigado a fugir do próprio país para escapar de uma guerra, comoveu o coração da Pedagoga e Neuropsicopedagoga Magda Asenete, que em 2018 decidiu tomar uma atitude e ir para o Oriente Médio como voluntária de Missões Mundiais. É sobre essa experiência que Magda conta em seu livro S.O.S Refugiados – Eles precisam de nós, previsto para ser lançado nesta sexta-feira (13) no Rio de Janeiro/RJ. Mas antes ela adianta o que o leitor pode esperar desta obra narrativa de uma viagem ao seu interior, ao encontro com o chamado de Deus.

Nesta viagem ao Oriente Médio em outubro de 2018, sua motivação principal foi tão somente os refugiados?
Magda Asenete: Tenho um coração solidário e misericordioso. O sofrimento das pessoas me atinge e aflige. No livro eu conto sobre o grande interesse em participar do projeto “Médicos Sem Fronteiras”, mesmo sabendo que não seria possível.
Após mensagem impactante do missionário Caleb Mubarak em minha igreja, soube que não mais poderia ficar de “fora do que Deus está fazendo no mundo” e fui presenteada com o programa Voluntários Sem Fronteiras, de Missões Mundiais.

Como você retrata essa viagem em seu livro?
Eu conto algumas experiências vividas no campo, como equipe e no relacionamento com aquele povo tão sofrido e sem esperança.
Por questões de segurança, muitos detalhes deixaram de ser registrados, porém, a maior mensagem foi a do amor, que acaba por fomentar outros a se decidirem pelo voluntariado.

O que o leitor pode esperar desta obra?
Muita emoção! Haverá momentos em que o coração do leitor irá ferver, ora de dor, ora de alegria. Caberá a ele refletir sobre qual atitude tomar diante de tantos relatos.

Teve algum incentivador nessa decisão de fazer a viagem e também de escrever o livro?
Meus filhos são os meus maiores incentivadores. Tudo que vem as minhas mãos para fazer, recebo apoio integral. Minha mãe faz parte desse time, mas com moderação e muita sabedoria.
Com relação ao livro, meu maior incentivador foi o missionário Caleb, que me desafiou a escrevê-lo. Em um primeiro momento fiquei bastante resistente, pois pensava como uma pessoa que viveu essa realidade por apenas dez dias poderia escrever tanto. Mas novamente provocada pelo missionário, atendi ao chamado. Meu propósito é enviar aos refugiados, parte da arrecadação da venda do livro.

Quanto tempo levou para escrevê-lo? Foi difícil esse processo até então novo para você?
Não tenho um tempo determinado. Foi sendo construído aos poucos. Encontrar as palavras corretas e os fatos que podiam ser divulgados trouxe um cuidado maior. Mas enquanto eu redigia, pedia ao Senhor que escrevesse o livro por mim e que usasse as pontas dos meus dedos (na digitação) para que as palavras corretas fossem preenchendo as páginas dessa incrível história.
Com relação às questões técnicas, houve um contrato com uma editora.

Qual a mensagem que você pretende passar através dele?
O amor, o amor por Missões, o cuidado com o voluntário, o dedicar um tempo para atuar no campo missionário, levando esperança para os que sofrem, apresentar Jesus.
Quando eu fui, não sabia o que iria encontrar pela frente. Mas tinha a certeza de que Deus estava ao meu lado, abençoando a mim e aos demais.

Pensa em fazer uma nova viagem?
Com certeza! Já estou me preparando para 2020. Só não irei se não for da vontade de Deus. Gostaria de retornar ao Oriente Médio, ao mesmo país. Mas estou pronta para ir aonde o Senhor me mandar. Eis-me aqui!

O lançamento do livro S.O.S. Refugiados – Eles precisam de nós acontecerá nesta sexta-feira, 13 de dezembro, às 17h, no Caffé Zoro (Foyer do Imperator) – Rua Dias da Cruz, 170 F – Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro/RJ.

Assim como Magda, você também pode viver a experiência de levar alegria a outras nações com aquilo que Deus lhe deu: seus dons, tempo e talentos. Planeje-se para fazer uma viagem, em grupo ou individual, pelo programa Voluntários Sem Fronteiras em 2020.  Acesse aqui

 

por Marcia Pinheiro