Alegria define a experiência que voluntários viveram em Moçambique durante os meses de abril e maio. Eles foram como esperança a um povo já castigado pela miséria, mas que agora tinha suas dores intensificadas pelas perdas provocadas pelo ciclone Idai. E voltaram com o coração pleno por terem sido parte do que Deus tem feito em Moçambique.

Eles experimentaram a alegria de servir a mais de 3 mil pessoas em suas necessidades de saúde, reconstrução de seus lares e escolas, na recuperação do real sentido de dignidade. Nossos voluntários ainda renovaram as forças de nossos missionários no país que, subitamente, assistiram a 50 anos de investimento dos batistas brasileiros serem praticamente levados pelo vento. Mas moçambicanos, voluntários e missionários viram que o mais precioso fruto plantado em Moçambique, nada pode arrancar: a Palavra de Deus.

"Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3.17,18)

Fernanda Victório é Analista de Relações com Comunidades na Vale e, em maio, participou da segunda caravana emergencial do programa Voluntários Sem Fronteiras a Moçambique. Ela já havia feito uma viagem individual a Moçambique como voluntária de Missões Mundiais muito antes da passagem do ciclone. Fernanda não havia se programado para viajar este ano. Principalmente após ter testemunhado o rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG.

“Acredito que Deus nos capacita diariamente. Recentemente vivi de perto uma tragédia, o rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho. Senti a dor das pessoas e hoje tenho a certeza do quanto precisamos uns dos outros”, comenta Fernanda.

A voluntária chegou minutos após o rompimento da barragem e presenciou toda a tragédia que deixou mais de 240 mortos e que comoveu o Brasil e o mundo.

“A minha fé e o meu relacionamento com Deus me ajudou a passar por tudo e me fortalecer. Deus me usa de todas as formas possíveis e tem me usado até hoje. No acolhimento, na ajuda na hora da dor, na palavra amiga. Hoje, levo à comunidade de Brumadinho a esperança de recomeçar.

E foi esta a esperança que Fernanda ajudou a levar a Moçambique. Onde ao lado de missionárias de Missões Mundiais e de outros voluntários trabalhou com os PEPEs (programa socioeducativo), atividades recreativas e educacionais para crianças e evangelismo.

“Deixei Deus me usar, todos os dias. Acolher e levar mensagens de esperança foi o meu objetivo principal”, conta Fernanda.
Fernanda esteve na cidade de Beira, uma das mais devastadas pelo ciclone, e onde pôde contribuir de alguma forma para que a esperança voltasse àquele lugar.

O trabalho de capacitação de empoderamento social que fez com os missionários-educadores foi o que mais impactou Fernanda, que diz estar em uma fase de ouvir o coração e se deixar guiar por Deus. Uma busca por um reencontro espiritual após tudo o que viveu.

“Foi maravilhoso realizar este trabalho com os missionários-educadores. Despertamos reflexões e levamos esperança a cada um, com um olhar interno para cada PEPE, para uma transformação social de fé e entendimento que é possível mudar! Depende de cada um, seguir em frente”, disse.
Ela afirma que somente quem vive tudo isso de perto consegue entender o quão maravilhoso é.

“Cada sorriso, cada lágrima, cada abraço expressam o amor de Deus por nós. Vá! Viva você também essa experiência única. Você será transformado através do amor mais puro e verdadeiro que vem Dele”, conclui.

Você também pode viver experiências incríveis em campos de Missões Mundiais. É possível fazer uma viagem individualmente, com um grupo formado por você ou sua igreja ou em uma caravana já programada por Missões Mundiais. Para saber mais, acesse www.missoesmundiais.com.br/va ou escreva para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

por Marcia Pinheiro