A Revista de Reflexão Missiológica é uma publicação eletrônica semestral produzida pelo Núcleo de Inteligência Missionária - Gerência de Missões, da Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira.

A Reflexão Missiológica tem como missão ser um espaço de reflexão e diálogo que estimule a publicação de textos inéditos em língua portuguesa, fomentando pesquisas interdisciplinares relevantes à práxis missionária.

Os conteúdos da revista destinam-se prioritariamente ao público acadêmico, a saber, professores, pesquisadores e estudantes, bem como cristãos interessados na reflexão teológico-missionária. 

Os temas para os próximos números são os seguintes:

  • 2024-1: Igreja como comunidade missional

Como comunidade missional, a igreja é definida por sua participação na missão de Deus no mundo. A Igreja é o povo missionário de Deus, chamado e enviado para anunciar e manifestar o Reino de Deus em todas as esferas da vida. Por isso ela deve encarnar a missio Dei na proclamação e ensino, no culto e adoração, através da experiência comunitária e do serviço ao mundo. Este número pretende reunir artigos que se enquadrem nesta diversidade temática acerca da natureza e ministérios da igreja enquanto sinal e instrumento do amor de Deus.

Prazo para envio: 31 de maio de 2024

Para mais informações e submissões, clique aqui.

  • 2024-2: Missiologia da Diáspora

A Missiologia da Diáspora (MD) é um campo emergente da Missiologia que reflete sobre a missão do povo de Deus em meio às mudanças socioculturais contemporâneas provocadas pela globalização e o fenômeno migratório. Compreende um estudo interdisciplinar entre a missiologia e a teologia, a antropologia cultural, a história social, a psicologia, os estudos urbanos, as ciências da comunicação, etc. O objetivo deste número é apresentar artigos que se integrem nos diferentes campos, metodologias e abordagens ao estudo da MD com o objetivo de aprofundar a reflexão crítica, formular estratégias e mobilizar a missão da igreja entre e através da população migratória.

Prazo para envio: 20 de novembro de 2024

Para mais informações e submissões, clique aqui.