Neste sábado, 08 de janeiro de 2022, choramos a perda da missionária Raquel Barcellos (73) que serviu ao Senhor, por meio de Missões Mundiais, entre os anos de 1979 e 1998, em campos no Paraguai e em Moçambique. Sentimos sua partida, mas cremos que o céu está mais alegre em receber esta serva fiel de Deus. Nos solidarizamos neste momento aos seus familiares e demais amigos, pedindo por consolo do Espírito Santo. 

Raquel sofreu um ataque cardíaco na madrugada deste sábado. Seu corpo foi velado na Igreja Evangélica Batista em Ferreira, São Paulo. E neste domingo (09), a partir das 10h, a amada igreja realiza um culto com transmissão pelo YouTube em homenagem a nossa já saudosa Raquel. O sepultamento está marcado para hoje às 13h no Cemitério da Paz, também em Ferreira. 

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.”  - Efésios 1.3

As marcas que Raquel deixou na história da evangelização mundial serão para sempre lembradas. Amigos de campos missionários e pessoas que tinham seu trabalho como referência, comentaram o legado da irmã Raquel. Veja algumas destas declarações.

“Raquel foi a melhor companheira de trabalho e de convivência que tive. Sabia calçar o sapato do outro e sabia sentir a dor do próximo, e nunca deixava de fazer a sua parte. Foi uma grande bênção por onde passou. Foi uma serva que buscava a excelência. Como Enoque, alcançou testemunho de que agradara a Deus. Agora ela simplesmente foi estar com Cristo, a quem amou profundamente. Ela era exemplo de vida para todos, em especial, para mim. Sou feliz por tê-la conhecido e, ainda mais, por ter convivido com ela. Sua família fazia parte de nossas vidas como companheiras de trabalho”, disse a missionária Olinda Silva de Abreu, que serviu juntamente com Raquel no Paraguai.

 “Minha amada amiga e irmã Raquel Barcellos, expressão do amor de Deus por mim e por tantas pessoas nos lugares por onde passou: no Brasil, no Paraguai e em Moçambique. Ela me recebeu em Moçambique e ali servimos juntas como missionárias por vários anos. Com ela aprendi a amar e a respeitar este povo tão querido, que se tornou meu povo. Sua partida dói muito, mas a lembrança do amor, da alegria, do desejo dela de estar com o nosso Senhor consola o meu coração. Como fui amada e abençoada por sua vida e testemunho”, lembrou a missionária Terezinha Candieiro, coordenadora do PEPE Network. 

“Raquel foi nomeada no mesmo dia que nós. Mulher de Deus e humilde serva fiel de Jesus. Que o Senhor console a família Barcellos, a Igreja em Ferreira e toda a família missionaria. Uma grande princesa tombou hoje. Bendita seja para sempre entre nós a memória de Raquel Barcellos”, comentou o pastor Dine Rene Lota. 

“Conheci Raquel em tempo de guerra, em Moçambique, e sempre admirei a sua força e coragem. Pequena grande mulher. Estou eu aqui, relembrando de Raquel, durante o nosso tempo juntas em Beira. Ela era uma pessoa única”, comentou a missionária Otília. 

“Raquel, mulher corajosa, humilde e alegre. Sempre tinha uma palavra de ânimo e procurava entender e desculpar os erros dos colegas. Foi viver um tempo comigo quando a Loide saiu de férias. Passamos um tempo maravilhoso. Ela ajudava em tudo. Evangelizava e trazia crianças convertidas e adultos. Foi para Moçambique, mas nunca deixou de amar os colegas e o povo paraguaio”, disse a missionária Maria Luiza, que serviu no Paraguai. 

“Raquel Barcellos, amiga, amável, intercessora, serva… Mesmo debilitada nunca deixou de servir e fazer missões”, despediu-se a missionária Noêmia Cessito, de Moçambique. 

Ore para que os frutos deixados por Raquel cresçam e deem outros frutos para a glória de Deus. E que o Senhor levante outros apaixonados por missões, dispostos a viverem a compaixão aqui na Terra, a fim de povoar o Reino.

 

 

por Marcia Pinheiro