Durante 31 anos, o casal Teremar e José Genário Rocha, serviu ao Senhor como missionários de Missões Mundiais na Bolívia. Lá eles plantaram sete igrejas e nos últimos 12 anos antes do seu retorno, em 2016, a missionária Teremar ajudou a implantar 22 Unidades PEPE que ficaram sob a coordenação de uma professora boliviana treinada por eles. 

Embora tenham deixado o campo e retornado ao Brasil, o coração deles nunca abandonou a obra missionária. Aqui, como membros da Igreja Batista Memorial de São Paulo, em Osasco, o casal auxilia no Ministério de Missões como conselheiros de três missionários da igreja que estão no México, na Bolívia (trabalhando com a etnia dos “Simbas”) e um jovem casal que irá atuar com muçulmanos no Norte da África. Eles usam sua sabedoria, suas experiências e dons para ajudar as gerações futuras de obreiros.

Um dos dons que a missionária Teremar usa é o de escrever poesias. Quando tinha 18 anos e estava se preparando para seu chamado no SEC - Seminário de Educação Cristã, ela escreveu um poema missionário que chegou a ser publicado no “O Jornal Batista”, da Convenção Batista Brasileira. Desde então, ela tem usado as palavras para transmitir a mensagem de Deus.

Na Bolívia, escreveu no encarte “Para Ellas”, que saía às quartas no maior jornal do país, “El Mundo”. Também foi redatora do jornal “El Bautista Boliviano” da Convenção Batista Boliviana e escreveu o livro em espanhol sobre as memórias dos 50 anos da Convenção, cujo título original é “El Pueblo Bautista de Dios: Ayer, Hoy y Mañana” (em português “O Povo Batista de Deus: Ontem, Hoje e Amanhã”). Este livro é usado para ensinar no Seminário sobre os batistas da Bolívia.

No Brasil, escreveu no ano passado lições para a matéria “Contextualização Transcultural da Mensagem Bíblica”, para o Curso de Missiologia do SEC. Por meio da plataforma de EAD ela compartilhou suas experiências com os estudantes que ficaram felizes de ouvi-la. Além disso, a missionária Teremar coloca seus poemas em grupos de Facebook e no Instagram, principalmente em datas especiais. Ela também os envia para O Jornal Batista e para Missões Mundiais. 

Abaixo está um dos poemas que ela compartilhou conosco, inspirado na campanha de 2021 Viva o Poder de Transformar! 

 

MUNDO TRANSFORMADO!

(Miss. Teremar Lacerda R.)

 

 “Transforme o mundo com a alegria de Jesus”!

Participando, contribuindo,

Orando, abençoando missionários,

Enviando, indo!

 Transforme o mundo!

Mostre alegria,

Porque Jesus é a fonte desta alegria!

Fale DELE, alegre-se com ELE,

Porque a sua alegria é a nossa força!

Viva o poder de Jesus que há em você!

Transforme o mundo!

Mostre Jesus às Nações...

Deixe que encha os céus,

Encha os corações

De tantos que virão,

Conhecerão o seu nome

E NELE se alegrarão!

Transforme o mundo,

Porque ele está em chamas

E multidões ainda não o conhecem

E perecem, sem saber para onde vão,

Fazendo grinaldas de flores,

De costas para o abismo,

Sem conhecer a salvação!

Leve alegria à terra triste,

Neste tempo de pandemia!

Onde milhares morrem,

Onde a terra geme, irmão!

“Viva o poder que transforma”,

Com a alegria de Jesus!

 

Como recado final para todos os cristãos e batistas brasileiros, ela deixa as seguintes palavras: “Obrigada pelas suas orações e por nos sustentar durante esses 31 anos. Se não fossem vocês, não poderíamos ter organizado sete igrejas autóctones e auto sustentáveis em terras bolivianas; não poderíamos ter hoje discípulos que são pastores, professores de seminários em Bolívia, missionários em Equador, Itália, Espanha, entre outros; profissionais que foram colegas de infância dos nosso filhos e que ajudam a levar o Reino adiante; PEPEs espalhados por toda Bolívia, professores bem capacitados e coordenadores nacional e estadual trabalhando no Reino. Vocês, cristãos brasileiros, são parte disto, sem vocês nada disso seria possível.”

Assim como a missionária Teremar Rocha, que você também possa usar o seus dons para a obra missionária, compartilhando da Palavra de Deus e do amor poderoso e transformador de Jesus.

 

por Jamile Barros