Missões Mundiais conta com um time de missionários mobilizadores que levam as suas respectivas regiões as informações e meios que as igrejas precisam para fazer mais e melhor pela obra missionária transcultural. Eles são a conexão entre o campo missionário e todos aqueles que foram chamados para cumprir a Grande Comissão com suas orações, ofertas, vocação e mobilização. Na região Norte do Brasil, o pastor Luiz Henrique Carvalho representa a JMM há 10 anos junto a mais de 600 igrejas das Convenções Batista do Pará, Amapá, Amazonas, Carajás e Tocantins. Ele lembra que foi estimulado a se envolver com a obra missionária de Missões Mundiais através da Igreja Batista Equatorial, sua primeira igreja batista como membro. E hoje se dedica a fazer com que outras igrejas de sua região façam o mesmo com seus membros, sejam incentivadoras do amor por missões.

Durante estes 10 anos é possível dizer que 2020 foi o mais desafiador?

Pr. Luiz Henrique Carvalho: Com certeza podemos avaliar que ano após ano tem crescido o desafio de cumprimento da obra missionária do nosso Senhor Jesus. Mas a promessa de Deus é de que as portas do inferno não prevalecem contra o seu Reino. Esta palavra nunca falhou, de modo que oportunidades inéditas estão sendo vivenciadas nesse mesmo período. E o ano de 2020 é o ápice desse contexto para a nossa geração. E as Igrejas Batistas do Norte do Brasil têm experimentado o poder de Deus em capacitar igrejas fiéis para a manutenção e expansão da obra missionária.

Como Missões Mundiais se reinventou para manter uma campanha missionária e levantar o sustento de mais de 2 mil missionários nos campos?

A pandemia do novo coronavirus acertou em cheio o pico de atividades das campanhas desenvolvidas pelas Igrejas Batistas brasileiras para o sustento. Com o isolamento social, desenvolvemos diversas ações de mobilização através da internet com plataformas de interação com as igrejas. Essa nova forma de interação desenvolveu a proximidade virtual do campo missionário com as igrejas batistas brasileiras e aqueceu o coração do povo que sustenta essa obra. O Proclamai 2020 foi o maior de sua história em termos de inscritos e presentes online. E já desenvolvemos um programa diário chamado Missões Mundiais Não Para com dezenas de horas de informação missionária publicadas através do nosso canal no YouTube.
A sabedoria derramada pelo Espírito Santo sobre a igreja fez com que o povo encarasse esse momento com muita criatividade e fé. Os testemunhos não param de chegar. As igrejas estão desenvolvendo estratégias inéditas de captação de recursos.

Como tem visto a resposta das igrejas do norte do Brasil a este desafio?

As igrejas do Norte sempre viveram grandes desafios para a manutenção dos campos missionários. E o que se observou foi coragem, fidelidade e fé em Deus para ser instrumento do sustento da obra. Novas ideias surgiram e foram compartilhadas. Entregas na modalidade delivery das ofertas foram algumas das alternativas. Houve igreja que criou a bicicleta itinerante de coleta de oferta de campanha para o envio a Missões Mundiais. Houve leilão virtual para o levantamento de ofertas.

Até o fim deste ano de 2020, de que forma ainda é possível fazer mais por missões?

As igrejas que ainda não enviaram suas ofertas devem fazer com a maior brevidade possível. Quem for da região Norte, pode entrar em contato comigo através do WhatsApp (91) 98449-7549, ou do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. E ainda temos as últimas iniciativas de envolvimento neste ano que são o projeto Bíblias para os Povos, que pode ser incentivado no segundo domingo de dezembro, Dia da Bíblia, e a campanha Há Fome no Mundo, que segue atendendo a grandes necessidades dos países mais afetados pela pandemia do novo coronavírus.

Qual é o planejamento para 2021?

Já estamos finalizando o planejamento de 2021 e todos devemos crer que o próximo ano será melhor que esse que superamos em Deus.
Eu agradeço a Deus por cada pessoa que dedicou todo esforço em prol do sustento dos campos missionários. E convido as igrejas do Norte do Brasil a continuarmos desfrutando deste privilégio que foi negado a anjos para ser propósito exclusivo da Igreja. Vamos continuar vendo Jesus transformando o mundo até que volte em Glória!

Ao longo dos próximos meses, você conhecerá um pouco mais sobre a equipe de mobilização de Missões Mundiais em entrevistas exclusivas com os mobilizadores. Acompanhe e compartilhe com sua igreja.

 

por Marcia Pinheiro