Você já viu em sua igreja ou mesmo nas ruas pessoas falando com as outras fazendo gestos com as mãos? Elas estão se comunicando através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que foi oficializada como a segunda língua do Brasil, depois do Português. Na sua própria família talvez tenha alguém que seja surdo e precisa se comunicar assim. Nas últimas eleições nos acostumamos a ver a fala dos candidatos sendo traduzida em Libras.

A língua de sinais também é usada para anunciar Jesus Cristo a pessoas de todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 360 ​​milhões de pessoas sofrem de perda auditiva, ou seja, mais de 5% da população mundial é surda. Ter a bíblia na língua de sinais é muito importante para poder evangelizar essa comunidade.

Aqui no Brasil, o número de surdos alcançados representa apenas 1% da população. É muito pouco! Será que não estamos nos comunicando direito com os surdos? Talvez todos nós devêssemos aprender Libras para apresentar Jesus aos surdos. O que você acha?

Há uma música que diz “Como ouvirão se não há quem pregue?”. E como pregaremos se não soubermos falar a língua de quem precisa “ouvir”; os surdos “ouvem” com os olhos e o coração. 

Existem mais de 400 idiomas de sinais diferentes. A comunidade surda é um dos grupos menos evangelizados do mundo. Nenhum deles tem uma Bíblia completa em seu idioma. Segundo estudos internacionais, apenas 5% da população surda do mundo pode ser evangelizada.

A maioria das pessoas surdas e das mudas não sabe ler. Portanto, elas não podem entender completamente o amor, a graça e a verdade de Deus. Há muitas coisas sobre o Pai que elas não conseguem entender porque não estão em sua própria língua.

Falando aos surdos

Missões Mundiais realiza trabalhos específicos para apresentar Jesus aos surdos de vários países. Na Igreja Batista do Calvário em Huambo, na Angola, o Pr. Sabino Teck batizou 11 novos irmãos em Cristo em outubro do ano passado. A missionária Rosângela Teck, esposa do pastor, disse que dos 11 batizandos, 3 eram surdos. 

Um dos jovens surdos, o Valeriano, conheceu a Jesus através de um de nossos obreiros surdos. Valeriano começou a fazer o curso de sapataria na Escola Pamosi, da Igreja Batista do Calvário. O obreiro José Capiñala ensinou-lhe o ofício e também o evangelizou. Valeriano aceitou a Jesus como Salvador e foi discipulado e decidiu ser batizado.

No dia do batismo, ele levou sua mãe, uma mulher presa à idolatria e ao vício pela bebida alcoólica, para assistir a cerimônia. Logo após o culto, ela procurou o pastor pedindo para que ele mudasse sua vida também. Ela deseja passar pela mesma transformação de vida pela qual o filho passou. Ore pela vida do Valeriano e de sua mãe. 

Você também pode ajudar a transformar a vida de surdos que não conhecem a Cristo. Como? Orando por eles, aprendendo e divulgando a Língua de Sinais, mostrando ao mundo o quanto eles são importantes para Cristo e ofertando para projetos de Missões Mundiais como o da Escola Pamosi.

 

por Marcia Pinheiro