Sofia tem quase 7 anos e nunca havia frequentado a escola em seu país, no Oriente Médio, mas sua vontade de aprender, descobrir e conhecer nos encantaram desde sua chegada à Vila Minha Pátria, em Morungaba/SP, onde Missões Mundiais assiste a 53 refugiados numa parceria com Missões Nacionais. 

No jantar de recepção, queríamos acolher as famílias e comunicar a alegria que sentíamos pela chegada de cada uma delas. Enquanto conversava com uma das mulheres, senti aqueles bracinhos que chegaram correndo e se apoiaram no meu colo. Aqueles olhinhos brilhantes, que demonstravam muita desenvoltura, sorriram para mim iluminando o início de nossa conversa. Ela disse seu nome, Sofia, sorriu mais uma vez e logo voltou a correr para explorar todos os cantos do salão e fazer mais amizades na sua, tão recente, “minha pátria”.

Ela veio com os seus pais e seu irmão que, mesmo sendo dois anos mais velho, assim como ela, nunca havia frequentado a escola. Juntamente com as outras crianças, foram acolhidos na Tenda de Brincar, um espaço lúdico e seguro, especialmente planejado para favorecer o pleno desenvolvimento  nos aspectos físicos, socioemocionais e cognitivos através de brincadeiras e atividades  estimulantes. 

Na primeira semana, as crianças participaram do projeto pedagógico Pequenos Viajantes, que contou com rodas de conversa e contação de história, atelier de artes, muito aprendizado, brincadeiras e diversão.  

Os pequenos viajantes, acompanhando a trajetória dos personagens da história, encontraram espaço para, oralmente e através da arte, se expressarem valorizando suas origens, as descobertas dos lugares por onde passaram e a experiência de andar de avião.  Eles falaram das memórias, acolheram e ressignificaram as emoções que “carregavam na mala”.

O dia da chegada dos viajantes teve direito à degustação de pão de queijo e guaraná, música de boas-vindas em Português, marcando o fim da viagem que construiu novas experiências positivas e felizes.

No meio dessa linda festa da aprendizagem, Sofia continua descobrindo, explorando e protagonizando a construção do seu conhecimento. Ela está se preparando para ir para a escola regular, o que deve acontecer em breve, em um processo que será mediado pela equipe pedagógica da Vila.

Assim como ela, muitas outras meninas e meninos precisaram abandonar suas casas e começar uma longa viagem em busca de uma pátria de acolhimento. Os olhinhos brilhantes da Sofia expressam a alegria de quem chegou, se sentiu acolhida e bem cuidada; de quem pode continuar crescendo,  aprendendo a viver, e continuar sonhando com esperança. Esperança para ela, seu irmão, seus pais e os outros viajantes.

Na foto acima, Sofia está escrevendo os números que aprendeu através da história da criação. No número 1, o primeiro dia, Deus criou a luz, no 2, o segundo dia separou as águas, e no 3, o terceiro dia as porções de terra apareceram. Que a luz do Senhor ilumine o coração de Sofia e ela continue aprendendo suas verdades.

 

Khadija Sow
missionária na Vila Minha Pátria

 

Faça parte:

Se você deseja ser um voluntário na Vila Minha Pátria, inscreva-se AQUI.

Para ofertar para esta ação, faça um PIX através da chave: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.