A série de lives “Missões Mundiais Não Para” a cada semana trata de temas relevante para a obra missionária. Na última semana falamos da oração, que é a razão pela qual Missões Mundiais não para. Poder ouvir tudo o que o Senhor tem feito na vida de nossos  missionários e nos campos onde atuam traz esperança, inspiração e encorajamento para continuar intercedendo por missões.

Para falar sobre o impacto da oração em lugares que oferecem resistência ao Evangelho ou qualquer forma de hostilidade, abordamos o tema “A oração em apoio a missionários em países onde há  perseguição” e passamos um tempo muito especial refletindo e orando com as missionárias Haná Santiago, Sofia Castro e Mariana Lima que enfrentam, cada uma dentro do seu contexto, o desafio de levar o reino de Deus e promover transformação na vida das pessoas que alcançam.

Haná desenvolve o lindo projeto Tenda de Brincar dentro de campos de refugiados no Oriente Médio e tem visto Deus trazer esperança ao coração das crianças, enquanto estas se desenvolvem e aprendem. Naquele país, Haná não tem liberdade para pregar diretamente o Evangelho, mas tem impactado as pessoas a sua volta com sua vida de oração, como aconteceu quando uma mãe  a procurou para pedir ajuda para seu filho com problemas de disciplina.

Antes de intervir na rotina da criança e da família, Haná orou por sabedoria e fez isso diante de uma amiga que ainda não é cristã. Algum tempo depois, quando a família veio agradecer pela surpreendente mudança no comportamento do menino, sua amiga que assistia a tudo reconheceu que aquela transformação se devia a sabedoria que Haná teve ao pedir a Deus em oração. Haná foi convidada para abrir outras “tendas de brincar” em outros acampamentos. Ore para que mais vidas sejam alcançadas pelo amor de Jesus.

Sofia Castro é missionária no oeste africano e trabalha apoiando projeto de educação, saúde e igreja local. Sofia, uma intercessora incansável, tem ensinado mulheres a estarem aos pés do Senhor. Uma de suas irmãs e colega ministerial vinha orando por 15 anos, pedindo a Deus recursos para expandir a pequena escola  de sua aldeia no interior do país e em um dos momentos de oração compartilhou com Sofia este grande desejo. Sofia começou uma campanha de intercessão por esta escola e agora elas celebram a construção de uma linda unidade educacional que vai beneficiar aquela comunidade e é um grande testemunho do poder da oração. No contexto onde Sofia trabalha a perseguição se dá no nível social, onde as pessoas são despresadas por sua família e sociedade pelo fato de terem aceitado Jesus. Nossos irmãos perdem a convivência familiar, empregos e status social por abandonarem a religião praticada pela grande maioria da população. O testemunho da oração dos  cristãos que pedem em favor da comunidade, comunica o amor de Jesus e apresenta seu reino.

Mariana Lima trabalha  com as Escolas Batistas em outro país do  oeste africano. Ela tem testemunhado a transformação que uma boa educação com princípios cristãos pode trazer à vida das crianças. Em seu contexto, a perseguição também acontece na sociedade e no seio familiar, ela tem acompanhado irmãos no dilema de professar sua fé publicamente e o medo de perder a convivência familiar e social em uma cultura onde o pertencimento define a identidade. Através do discipulado e da oração, Mariana tem ajudado novos convertidos a prosseguirem a caminhada com Jesus e através da oração tem visto famílias e destinos serem mudados pelo poder do Evangelho. Pela oração Mariana vence as batalhas espirituais e sente a presença constante de seu Mestre querido.

Ao longo de pouco mais de uma hora de live, os testemunhos de nossas irmãs nos encorajaram a continuar orando e investindo nos povos não alcançados. Nossas irmãs expressaram a gratidão pelo PIM – Programa de Intercessão Missionária – e oraram apresentando cada intercessor ao Senhor, pedindo que os abençoe ricamente. Você pode conferir aqui como foi esta live. 

 

Oração por amor em terra distante

 

Dobro, meu Senhor, diante de ti  os meus joelhos

E fechando  os olhos para o mundo

te vejo ainda mais perto

Sinto o cuidado e  proteção que me envolvem

Não estou sozinha, pois  tua presença em mim habita

Nesta terra distante  onde muitos  não te conhecem

E não entendem que a salvação só vem de ti

Algumas vezes a incompreensão me esmorece

Mas tu me lembras  que  para eles tu viestes

E quando as vozes  de intercessão nos céus ecoam

E aperfeiçoas o  teu poder em minha fraqueza

Deixo aos teus pés toda angústia e ansiedade

Com  desejo ardente de fazê-los amar-te como eu

Sei somente pela oração e  profunda intimidade

É que consigo, eu, amá-los como tu.

 

Khadija Sow
missionária na África Ocidental

 

Doe agora