Através das ofertas recebidas para o Projeto Há Fome no Mundo, Missões Mundiais pôde enviar verba para a ajuda emergencial às crianças do PEPE Rayitos de Sol, localizado na cidade de Araure, Venezuela. Os missionários-educadores comparam insumos suficientes para alimentar os 35 alunos da unidade.

Com intervalo de três dias, os pequenos já receberam seis dias de alimentação emergencial, que consiste nas três refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche no fim do dia. Os alunos comeram grãos, carnes, fibras, leite, frutas, legumes e as famosas arepas recheadas que não podem faltar na mesa dos venezuelanos. O sorriso nos seus rostinhos, a gratidão dos pais e a dedicação da equipe do PEPE preparando e repartindo os alimentos, é notório, disse a Coordenadora Nacional Ruth Cordero.

Hoje, a Venezuela apresenta um quadro preocupante com 96% da população vivendo na pobreza, sendo 79% em extrema pobreza. Essa terrível porcentagem representa 22 milhões de um total de 28 milhões de venezuelanos que estão atualmente no país. Entre as crianças, 30% apresentam desnutrição crônica. Os problemas nutricionais que os países latino-americanos apresentam, afetam principalmente as crianças em idade pré-escolar, o que requer uma maior atenção.

Este flagelo faz com que seja necessário planejar e implementar planos e projetos que iniciem uma educação para a população, uma vez que ela contribui para o bom desempenho das crianças e um desenvolvimento adequado em todas as suas fases de vida; culminando no cuidado integral da criança, a principal meta no PEPE. Portanto, diante deste cenário, dentro do Projeto Há Fome no Mundo, Missões Mundiais elaborou uma ferramenta necessária para reduzir a desnutrição grave nas crianças do PEPE Venezuela, a produção e distribuição da Farinha Enriquecida (FE).

Com a logística montada e treinadas a equipe de voluntários e a de produção direta da farinha, passamos para a próxima etapa: a aquisição dos insumos para a preparação da Farinha Enriquecida. Ela consiste na mistura correta de farelo, folhas verdes e sementes, criada com indicação e orientação direta da nutricionista de Missões Mundiais e das nutricionistas e trabalhadores da área da saúde que fazem parte da equipe local.

O desafio agora é que, com a escassez de combustível e a dificuldade de transporte a âmbito nacional, parte dos insumos já comprados para a alimentação aguardam para serem transportados para o local de armazenamento e produção da Farinha Enriquecida. Espera-se que nas próximas semanas já seja possível dar o próximo passo, iniciando a preparação da farinha para de imediato fazê-la chegar às 495 crianças do PEPE, distribuídas entre as 23 unidades nas cidade de Acarigua e Araure.

O projeto-piloto será então desenvolvido inicialmente no Estado Portuguesa, nas duas cidades. E à medida que for avançando, poderá abranger as demais unidades, aumentando também o número de voluntários para a sua execução. Mas, para prosseguir nessa ação precisamos do seu auxílio.

Com suas orações e ofertas, você pode nos ajudar a fazer a diferença na vida dessas crianças e suas famílias. Através da alimentação podemos também anunciar o amor de Cristo por elas, que não as deixa desamparadas. Doe agora e ajude as crianças venezuelanas


Carmen Lígia
Missionária na Colômbia