Neste momento desafiador de enfrentamento e combate ao coronavírus, o PEPE está em ação. Mais do que nunca afirmamos nosso compromisso de levar esperança ao coração da criança, contribuindo para o seu bem-estar e desenvolvimento integral, mesmo em tempos de crise.

Nós, da coordenação do PEPE, estamos em constante oração, comunicação, apoio emocional e monitoramento de nossas equipes e das crianças matriculadas nos projetos das igrejas locais. Neste ano de 2020, o PEPE está sendo desenvolvido em 31 países, em três continentes: América, África e Ásia. São mais de 20 mil crianças beneficiadas e atendidas.

Fazendo um levantamento da situação atual dos países alcançados por nosso programa, constatamos que na maioria deles há casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. Cada governo tem tomado as providências necessárias de acordo com o contexto. Na maioria dos países as escolas paralisaram suas atividades e, consequentemente o PEPE também. As crianças estão em suas casas com suas famílias. É um tempo difícil, mas mesmo assim temos visto o agir de Deus.

Naqueles países em que para muitas crianças o PEPE é o único local onde recebem sua refeição ou lanche do dia, as igrejas têm se mobilizado. Por exemplo, na Venezuela, com muita prudência e cuidado, irmãos das igrejas têm produzido as refeições e oferecido às famílias das crianças.  

 Na Colômbia, como o PEPE tem parceria com uma organização que doa frutas, verduras e tubérculos, os pais vão buscar nas igrejas estes alimentos para suas famílias. Na Guatemala, o PEPE recebeu uma doação de arroz e entrega às famílias para que possam preparar em suas casas. 

 Na África, as igrejas estão refletindo sobre os melhores meios para auxiliar as famílias na questão da alimentação. Mesmo em meio à dificuldade de recursos, temos experimentado a generosidade e a disposição de muitas pessoas em compartilhar o que têm.

Com relação ao plano de ensino, mesmo em suas casas as crianças têm desenvolvido atividades. Por exemplo, no México e em Honduras os missionários-educadores entregaram material para que as crianças realizem algumas tarefas. Elas ficaram felizes com isso. Algumas mães nos enviaram fotos e isso muito alegrou nosso coração. Há um esforço de todos para que o trabalho prossiga, respeitando o isolamento social.

Continue a orar por este ministério. Ore também pelos recursos e estrutura de saúde hospitalar nestes países onde há tanta precariedade. São várias comunidades em situação de muita pobreza. Se o contágio for grande, muitas vidas serão dizimadas. É um grande desafio, mas não podemos desanimar, precisamos confiar que há esperança.

Junte-se a nós e coopere para que o mundo seja transformado com a alegria de Jesus!

 

Terezinha Candieiro
Coordenadora Geral do PEPE Internacional

 

Doe agora