Este dia 8 de abril de 2019 é um marco para a história do PEPE (programa socioeducativo promovido por Missões Mundiais). A coordenadora do programa, Terezinha Candieiro, comunicou o lançamento do site do PEPE Network, uma página que reúne as principais informações desta ação que leva esperança ao coração de crianças do Brasil e do mundo. 

O PEPE Network existe para:

  1. Assegurar que a gestão das organizações signatárias atue de acordo com a Aliança do Pepe Network;
  2. Propor, aprovar e monitorar políticas de alcance dos fins organizacionais e práticas de governança, direcionamento estratégico, processo sucessório dos conselheiros, relacionamento com parceiros estratégicos, sistema de controles internos;
  3. Acompanhar a execução do orçamento das organizações signatárias dos programas PEPE Brasil e Internacional;
  4. Acompanhar e validar os resultados do trabalho dos comitês (de eficiência, pedagógico e de desenvolvimento humano);
  5. Apoiar e supervisionar a gestão do planejamento estratégico, dos riscos e das pessoas. 

No site o público pode conhecer as principais ações do PEPE, seus campos de atuação, sua história, apoiar o programa e fazer contato com a coordenação do PEPE. Tudo isso em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês. Também há uma área de downloads onde é possível baixar: a Aliança do PEPE Network, a Cartilha Informativa do PEPE e o Relatório do PEPE Internacional 2018.

Timor-Leste – novas metas 

Um dos países mais recentes a desenvolver o PEPE é o Timor-Leste. São 3 unidades que beneficiam 56 crianças. A coordenação no país tem como meta abrir mais 3 novas unidades ainda este ano. 

“Apesar dos grandes desafios, especialmente linguístico, embora a língua portuguesa seja uma das línguas oficiais, o idioma mais falado nesse país asiático é o tetum, as igrejas que desenvolvem o PEPE estão bastante animadas com os resultados”, diz Terezinha Candieiro.

A coordenadora internacional conta que uma dessas igrejas foi despertada não só para realizar o PEPE, mas também a partir daí criar um programa de evangelização para todas as crianças da comunidade local. 

Um destaque do impacto do PEPE Timor-Leste em 2018 foi o ato de compartilhar a Política de Proteção Infantil do programa com professores e alunos de uma escola secundária. 

“Quando tomaram conhecimento desse trabalho que realizamos, convidaram os educadores do PEPE para ajudar na mediação de conflitos e buscarem melhores formas de proteger as crianças e adolescentes”, explica a coordenadora. 

O PEPE Timor precisa de oração e investimento para continuar a se fortalecer e a abençoar muitas crianças no país e causar impacto no Sudeste da Ásia. Você e sua igreja podem ser parte disso.

 

Doe agora

 

por Marcia Pinheiro