Por conta do terremoto que aconteceu no dia 14 de agosto no Haiti, muitas crianças perderam pelo menos um de seus familiares. Atualmente existem centenas de crianças e adolescentes órfãos na região. E com isso, a alimentação fica ainda mais comprometida. 

De acordo com o missionário local, Reginald, muitas famílias não têm o que comer ou o que dar para seus filhos, o que aumenta a vulnerabilidade das famílias e consequentemente das crianças. Com o terremoto meninas e meninas tornaram-se  órfãs tornando o futuro delas ainda mais incerto.

O coordenador para as Américas pr. Ruy Oliveira afirma que a atuação de Missões Mundiais na região tem sido desenvolver líderes locais, para suprir as necessidades do povo. 

“Neste momento, atuamos com dois missionários haitianos para que nós possamos ajudar as famílias a terem recursos suficientes de desenvolvimento comunitário e desenvolvimento familiar, onde elas possam se preparar para essas estações de terremotos. Trabalhamos para essa transformação comunitária. E ao mesmo tempo fortalecendo a igreja local para que a igreja seja uma agência de transformação ali.  Esperamos que com essas ações possamos colaborar com a estruturação e desenvolvimento que o Haiti precisa”, conta o pastor Ruy. 

A atuação do HÁ FOME NO MUNDO

Segundo o coordenador Ruy Oliveira existem duas fases de atuação do programa Há Fome no Mundo para o Haiti. 

A primeira fase consiste na ajuda emergencial para a arrecadação de recursos de forma que as crianças e famílias sejam alimentadas urgentemente. 

Com a maioria das pessoas nutridas e alimentadas, a segunda fase é trabalhar para que a primeira comunidade restabelecida no país possa produzir o alimento necessário. Com base numa dieta nutricional que envolve legumes, verduras e frutas. Desta forma sustentar a comunidade local e ampliar o fornecimento de alimentos  para outras regiões do país.

O foco é envolver a igreja local integralmente nessas ações a fim de apresentar o Pão da Vida, que é Jesus Cristo para todos os haitianos.

Ouça mais do missionário local e do coordenador no Podcast de Missões Mundiais clicando aqui. 

Use o PIX: haiti@doeagora para colaborar com o desenvolvimento do Haiti. 

 

DOE AGORA