No dia 2 de setembro eu tive a satisfação de apresentar a live Missões Mundiais Não Para pelo Canal JMM no YouTube e também pelo Facebook de Missões Mundiais.  Para falar do projeto Há Fome no Mundo eu conversei com missionários de São Tomé e Príncipe e do Haiti.

O pastor Armindo Fausto, missionário da terra e atual presidente da Convenção Batista em São Tomé e Príncipe, trouxe uma palavra de gratidão por seu país ter sido um dos alvos desse projeto que já abençoou 150 famílias com alimentação em meio a esse tempo tão difícil.

Pastor Armindo compartilhou também como projetos de desenvolvimento humanitário tem apoiado o crescimento do país. E falou como o apoio de Missões Mundiais, através de projetos de sustentabilidade e de cuidado como o PEPE, tem impulsionado as ações das igrejas locais no serviço à comunidade.

A missionária Renata Santos compartilhou suas experiências missionárias em São Tomé e Príncipe, onde atuou como nutricionista e pode contribuir no combate à desnutrição. O país economicamente cresceu bastante nos últimos cinco anos, mas ainda precisa de auxílio. As atividades econômicas são caracterizadas pela informalidade. Aqueles que tiravam seu sustento diariamente, agora têm na pandemia maiores restrições e dificuldades.

Diretamente do Haiti, os missionários Reginald e Priscila. Participou também o pastor Eliel Pinho Gonçalves, que nos últimos cinco anos atuou como missionário naquele país, considerado um dos mais pobres do mundo.

Atualmente o Haiti está entre os 20 menores Índices de Desenvolvimento Humano. Pastor Eliel compartilhou das ações de Missões Mundiais em apoio ao desenvolvimento da nação haitiana. Através de projetos de sustentabilidade com treinamento profissional, artesanato, hortas urbanas, cursos de idiomas e empreendedorismo auxiliando o povo na geração de renda.

Conforme suas palavras, a segurança alimentar é uma das maiores dificuldades na alimentação do povo. A realidade local não é a falta do que comer, mas a qualidade nutritiva desse alimento. Há um ditado popular que diz: “Não adianta dar o peixe, temos que ensinar a pescar”. Em nosso bate-papo percebemos que dar o peixe é muito importante, pois soluciona uma carência imediata, mas não podemos parar por aí. Temos que ir além, ensinando a pescar para que esses que hoje precisam de uma solução imediata possam suprir suas necessidades futuras e ainda auxiliem outros que poderão estar na mesma situação.

O projeto Há Fome no Mundo visa atender necessidades pontuais com ações emergenciais de apoio aos necessitados. Oferecer resposta ao desafio da fome sempre fez parte da nossa agenda missionária através de vários projetos e nesse momento de pandemia e recessão econômica houve um agravo nessa área.

O assunto da fome mexe muito com o coração das pessoas. Através do chat no YouTube e dos comentários no Facebook, muitas contribuíram falando da importância da atuação nessa área e agradecendo a Deus pelo envolvimento social de Missões Mundiais.

Encerramos nosso bate-papo lembrando a importância do envolvimento de todos. Desafiando a colocarem à disposição de Deus seus dons e talentos como voluntários. Através de suas profissões, agrônomos, engenheiros, construtores e outros habilidosos profissionais podem auxiliar nesse desenvolvimento. Ore e sustente esses projetos.

Através de suas ofertas muitos serão alcançados. Agradecemos a Deus por esse tempo tão importante e pela equipe que trabalhou junto conosco, nossos intérpretes de Libras que tornaram acessível aos surdos o nosso programa e a equipe de suporte atenta em todos os momentos. Não perca, de segunda a sexta-feira, sempre às 19h, Missões Mundiais Não Para apresenta temas relevantes que conectam você diretamente com o campo missionário e a sede da JMM.

 

Pr. Gilnei Silva
missionário mobilizador

 

Doe agora