Aconteceu ontem (22), na Primeira Igreja Batista de Foz do Iguaçu (Foz do Iguaçu/PR), o Culto de Lançamento da Campanha 2024: No Poder do Espírito, Vamos Completar a Missão! 

A abertura da noite começou com uma palavra de boas vindas do pastor titular, Pr. Rafael Tomazini, que recebeu todos com muito ânimo e carinho. Aproximadamente 500 pessoas estiveram presentes (no templo e no salão de apoio) e mais de 11 mil acompanharam a celebração via online pelo Canal JMM no YouTube.

O Gerente de Marketing de Missões Mundiais, Guto Leon, conduziu a celebração começando com uma saudação e um convite para a congregação ler em uma voz a divisa da campanha que se encontra em Atos 1.8 : “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

Embora há muito a ser feito, e que grandes são os desafios para completar a missão, temos em nós o Espírito Santo que nos capacita para seguir em frente cumprindo o chamado de Jesus de anunciar aos povos do mundo, disse Guto.

Após esse momento, o Ministério do Louvor, liderado pelo Pr. Judson, cantou a nova música da campanha: “Vem Espírito de Deus”, do Alexandre Magnani, convidando todos a cantarem e aprenderam a música. Mais louvores foram entoados, engrandecendo ao Senhor e agradecendo por suas bênçãos concedidas.

Depois deste momento, houve o video testemunho do Missionário da terra, David Bianchi, diretamente da Espanha, que contou sobre o trabalho inspirador que tem acontecido no país com a plantação de igrejas em cinco regiões ainda não alcançadas. As famílias missionárias nas regiões já estão implantando pequenos grupos e a igreja de Jesus está nascendo. 

Em seguida, Jéssica Martins, a responsável pelo trabalho da Juventude Batista Brasileira e Mobilizadora de Missões Mundiais no Espírito Santo, fez uma introdução inclusiva, descrevendo suas roupas para aqueles com deficiência visual que pudessem estar presentes no culto. Ela fez o mesmo ao apresentar parte dos 120 jovens voluntários que foram ao Paraguai (em parceria com Missões Mundiais) através do evento missionário “Pés no Arado”. Em 2024, o evento trabalhou a temática “Por toda la Tierra” (Por toda a Terra). Através desse trabalho missionário, os jovens conheceram a realidade do povo paraguaio e apoiaram 13 igrejas locais. Finalizando esse testemunho, o Maestro da JBB, Marcelo, guiou os jovens em um coro que entoou um louvor a Deus “Por toda la Tierra”, em três línguas: Espanhol, Guarani e a Língua de Sinais.

No culto, houve também o testemunho marcante do Claudio Elivan, o Líder Global de Desenvolvimento Comunitário da JMM. Ele falou sobre as áreas do desenvolvimento comunitário e sobre o sonho de expansão da Escola Pamosi, projeto missionário na Angola, que tem sido referência na educação para crianças e jovens com deficiência. No vídeo, o missionário também apresentou a construção de um novo espaço da escola que já está em andamento e pediu a todos o apoio por meio de orações e ofertas. 

O último momento de testemunho foi guiado pela Missionária Mobilizadora de Missões (SP), Maristela, que convidou todos a completar a missão ao lado das crianças, apresentando assim o tema da campanha infantil “Vamos Completar a Missão - Fase 2: No Poder do Espírito”. A Mobilizadora e o Gerente de Marketing, falaram um pouco mais sobre a adequação do tema aos pequeninos, e a importância de envolver as crianças na obra missionária e bem como alcançar as crianças do mundo.

A pregação foi conduzida pelo Pr. João Marcos Barreto Soares, Diretor Executivo de Missões Mundiais, que discursou a respeito do tema da campanha e sobre como somos capacitados pelo Espírito Santo de Deus para cumprir o chamado da Grande Comissão (Mt 28:16-20) e que é possível fazer isso até o fim deste século. Ao final, ele desafiou todos a contribuírem e declarou que Missões Mundiais está comprometida em fazer valer as ofertas, orações e esforços que os batistas brasileiros dedicam em prol da obra missionária mundial.

Para encerrar a grande celebração, o Guto Leon deu a palavra ao Presidente da Convenção Batista Brasileira, o Pr. Helquias, que intercedeu por Missões Mundiais e para que todos se comprometam em oração e em fazer o ide. Após, o  louvor “Vem Espírito de Deus”, encerrou a noite levantando todos a adorarem a Deus com o coração aberto e cheio de esperança de seguir na obra de alcançar vidas ao redor do mundo para o Reino.

Em 2024, não fique de fora do que Deus está fazendo no mundo, deixe-se ser usado pelo Senhor. 

NO PODER DO ESPÍRITO, VAMOS COMPLETAR A MISSÃO!

Jamile Darlen

Jornalista de Missões Mundiais