Estamos entrando no ano 5784 do Calendário Judaico Rabínico.


Em hebraico representado pelas letras תשפ״ד que forma 5784.
Esta seria a contagem Rabínica desde o primeiro dia da criação.
Para nós que cremos em Yeshua (Jesus) é sempre importante ser capaz de separar o Judaísmo Rabínico do Judaismo bíblico.

Na realidade, o início do ano segundo as Escrituras (Tanach) se dá em Pessach. A saída do povo de Israel do Egito é o que foi definido por Deus como o início do ano no calendário bíblico. Ou seja, temos de iniciar debaixo do sangue do cordeiro que nos liberta do “Egito”.
O dia que reprints o Rosh Ha’Shana, ao pé da letra a Cabeça do Ano, ou início é na verdade o Yom Ha’Troá, ou dia das trombetas.

“Disse o Senhor a Moisés: “Diga também aos israelitas: No primeiro dia do sétimo mês vocês terão um dia de descanso, uma reunião sagrada, celebrada com toques de trombeta. Não realizem trabalho algum, mas apresentem ao Senhor uma oferta preparada no fogo”.”
‭‭Levítico‬ ‭23‬:‭23‬-‭25‬ ‭NVI‬‬

Este dia antecede o Yom Kippur, dia da expiação. Dia que se fazia sacrifício Nacional pela nação de Israel e único dia no ano em que o sumo sacerdote pessoalmente apresentaria o sangue da propiciação dentro do Santo dos Santos derramando o sangue sobre a tampa da arca, entre os dois querubins.
Ou seja, este dia prepara a contagem de 10 dias para o dia da expiação.
No mundo judaico são dias de extrema abertura para se falar do único e eterno sacrifício pela expiação que temos.

“Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”
‭‭Hebreus‬ ‭4‬:‭14‬-‭16‬ ‭NVI‬‬

O povo judeu, em sua maioria sempre se apegou a ao templo e a forma de poder fazer algo para poder se justificar perante Deus. Nem para o povo judeu e nem para nós isso é necessário ou possível.

“Ora, para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, mas caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.”
‭‭Hebreus‬ ‭6‬:‭4‬-‭6‬ ‭NVI‬‬

Temos segurança de Salvação no sacrifício único que Jesus fez por nós e não mais precisamos temer no dia da Expiação.

Orem pelo povo judeu que tanto precisa desta clareza nestes dias!