Na tarde desta terça-feira (3) aconteceu uma webinar com a liderança das instituições de seminários batistas ao redor do Brasil. Para que pudessem conhecer, entender e participar do 2° Congresso Brasileiro de Reflexão Missiológica  da ABIBET – Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico – em parceria com a Junta de Missões Mundiais e Junta de Missões Nacionais, que acontecerá nos dias 30 e 31 de maio. 

O tema deste ano é “Discipular as Nacões”, com o foco na obra missionária.  Os vocacionados serão despertados em um ambiente de discussões sobre questões pertinentes ao ambiente de Educação Teológica no Brasil e no mundo. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar o campo missionário e aprofundar o conhecimento acadêmico.

Os representantes de Missões Mundiais, pr. João Marcos B. Soares,diretor executivo  e de Missões Nacionais, Pr Samuel Moutta, gerente executivo,  falaram na webinar sobre a importância do tema “Discipular as Nações”:

“Na medida que eu consigo fazer com que uma nação seja uma nação que resolve seguir a Jesus Cristo, que resolve seguir o mandamento da grande comissão, a gente tem repercussões que são históricas e eternas e dá pra gente ver isso ao longo da história. E trazendo até pelo lado da missiologia, é muito interessante ver que algumas nações, que não tem a ver necessariamente com o país, mas algumas nações assumiram para si, esse papel de discipular e evangelizar as nações”, declara o pastor João. 

“Quando pensamos em discipular uma nação, vai muito além  de pregar o Evangelho e plantar igrejas, precisamos pensar também na questão de exercer influência na construção de uma cultura. Discipular uma nação tem a ver também com a construção de uma cosmovisão cristã permeando todas as esferas da sociedade, tanto na evangelização com o discipulado, mas também adentrando as comunidades, nas universidades, nos serviços públicos, nas empresas e outros locais”, diz o pastor Samuel. 

O pr. Claiton Kunz, presidente da Abibet conta da expectativa dessa união para fortalecer o assunto missionário nas instituições. 

“Para deixar claro para Missões Mundiais e Missões Nacionais, nós queremos andar juntos com esses dois braços da Convenção Batista Brasileira. E esse congresso que está por vir é o esforço do trabalho da Abibet, junto com as juntas missionárias’, conta o pastor Claiton. 

Na webinar estavam presentes representantes das seguintes instituições:

  • Seminário Teológico Batista de Nova Iguaçu 
  • STBSL
  • Faculdade Batista Pioneira 
  • Seminário Teológico Batista Sul Maranhense 
  • Seminário Teológico Batista do Mato Grosso
  • Seminário Teológico Batista do Nordeste 
  • Seminário Teológico Batista do Noroeste Fluminense 
  • Seminário Teológico Batista Mineiro 
  • Seminário Batista Sul Mato-grossense 
  • Seminário Teológico Batista de Niterói
  • Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro.
  • CETEBES
  • ITEBES


Ao final da reunião o Pr. Sócrates Oliveira, diretor-geral da Convenção Batista Brasileira (CBB) orou pelo tempo que tiveram juntos e pelos dias do congresso que estão por vir. 

Para mais informações e inscrição para o 2° Congresso Brasileiro de Reflexão Missiológica acesse o site: https://www.reflexaomissiologica.com.br/