Durante e após o Proclamai 2021 mais de 35 mil pessoas já descobriram como é possível ser ainda mais relevante dentro dos planos de Deus de alcançar as nações. O congresso, realizado de forma online entre os dias 22 e 24 de abril, levou ao público conteúdos trazidos por nomes como o missiólogo Timoteo Carriker, a missióloga Durvalina Bezerra e a missionária Analzira Nascimento, que fez a estreia do “Missiologados”, um espaço para atualização missiológica.

“Nós queremos mostrar a você o que Deus tem feito, porque o Senhor de Missões está agindo no mundo e nós temos a oportunidade de viver um momento histórico”, disse o Pr. João Marcos Barreto Soares, diretor executivo de Missões Mundiais, em suas boas-vindas aos congressistas.

De todas as partes do Brasil e do mundo, os congressistas não apenas assistiram ao Proclamai, mais também se envolveram ofertando e adotando os missionários e projetos de Missões Mundiais e orando por eles. O presidente da Convenção Batista Brasileira, Pr. Fausto Vasconcelos, juntamente com sua esposa, Dione Vascocelos, comandaram os cultos de oração durante o Proclamai.

As plenárias foram divididas em episódios que levaram ao público informações sobre a atuação de Missões Mundiais dentro das áreas da Saúde e Bem-Estar, Educação, Plantação de Igrejas, DNA Missionário, Igreja Perseguida, Povos Não Alcançados, Completar a Missão, Refugiados, Igreja Missional e Segurança Alimentar.

“O jejum do qual o Senhor se agrada é cuidar do próximo em necessidade”, comentou a missionária Gabriela Mendes, lembrando o livro de Isaías 58, em sua participação no episódio Segurança Alimentar, que destacou o programa Há Fome no Mundo.

Os inscritos no Proclamai participaram de um momento à parte, o “Giro pelo Mundo”, com informações pontuais e muita interação com missionários e líderes da JMM. Mais de 2 mil pessoas embarcaram em uma verdadeira viagem aos campos, inclusive aqueles mais fechados ao Evangelho. Por conta das restrições de segurança, os participantes foram orientados a não publicarem em suas redes sociais os conteúdos recebidos.

O Giro pelo Mundo, assim como o Missiologados e toda a programação do Proclamai 2021 certamente despertou e vai despertar novos apaixonados por Missões; pessoas comprometidas com Missões Mundiais em promover programas sociais à luz das demandas reais das comunidades, com foco no seu autodesenvolvimento e proclamação do Evangelho, enfatizando o relacionamento com os mais pobres entre os não alcançados do planeta.

A grande novidade desta segunda edição do Proclamai online foi o quadro “Missiologados”. Em um dos momentos, a missionária Analzira Nascimento, que demonstrou que também é vocacionada como entrevistadora, conversou com o missiólogo Timoteo Carriker.

“Se estas igrejas são agentes de transformação nas suas comunidades locais e distantes, quais são as características destas igrejas que têm em comum, o que devem construir características para nós”, perguntou Carriker, levando o público do primeiro Missiologados à reflexão.

Exemplos de igrejas missionais estiveram no quadro “Engajados na Missão”, que trouxe depoimentos de pastores, promotores voluntários de Missões e outros líderes batistas como a Débora Batista, promotora na Igreja Batista da Graça em Boa Vista, Roraima.

“Nós respiramos Missões. Nós respiramos o ‘fazer discípulos’ a todo momento… Uma igreja que se posiciona em um estado de fronteira, eu digo que é um privilégio vivermos este momento”, declarou a promotora durante o episódio Refugiados.

As participações musicais envolveram ainda mais o público em toda atmosfera missional do Proclamai, que contou com nomes como Fernandinho, Dayvid Damázio, Alexandre Magnani, Paulo Davi (Primeira Igreja Batista de Curitiba), Gerson Borges e a banda Raiz Worship.

Durante quase toda a programação, os congressistas puderam esclarecer dúvidas, se apresentar para a obra missionária e participar de momentos de oração em uma sala de apoio virtual exclusiva.

Todos os episódios transmitidos através do YouTube e Facebook continuam disponíveis. Se você perdeu algum, veja a qualquer momento. Se quiser rever, esta é uma ótima chance para manter a chama missionária acesa em seu coração.

ASSISTA AOS EPISÓDIOS DO PROCLAMAI

Lembre-se de curtir os episódios e compartilhá-los com sua igreja. Vamos levar o congresso mais querido do Brasil a um número ainda maior de pessoas. Desde o início do Proclamai, as redes sociais de Missões Mundiais foram tomadas por publicações e comentários de seguidores que usaram a #Proclamai2021.

Continue repercutindo o Proclamai na sua igreja e nas suas redes sociais. Veja alguns comentários daqueles que já curtiram o Congresso Mais Querido do Brasil:

“Bênção do Senhor Jesus! Privilégio falar de Jesus Cristo às nações, povos, tribos, línguas e etnias existentes sobre a face da Terra. Que o Espírito Santo de Deus convença homens e mulheres do pecado, da justiça e do juízo de Deus. Amém”, comentou Nionis de Souza.

“Que maravilha!!! Obrigado, Senhor, por poder participar este ano do Proclamai. Deus abençoe nossos missionários. Deus seja louvado!”, disse Marcello Antonini.

“Analzira, que bom revê-la através do Missiologados. Parabéns pela equipe de preletores e a participação do professor Carriker e da missionária Rosângela Teck. Deus abençoe nosso Proclamai!”, comentou o pastor Antonio Galvão, missionário mobilizador.

Assista aqui ao Proclamai 2021

 

 

por Marcia Pinheiro