O amor por Missões move igrejas de todo o Brasil neste momento em que Missões Mundiais realiza a campanha Viva o Poder de Transformar. Independentemente do número de membros, todas têm um alvo para fazer mais e melhor pela obra missionária transcultural. A Igreja Batista em Tabua, São Fidélis/RJ, sob a liderança do Pr. Marcos Vinicios Braga da Silveira, tem aproximadamente 100 membros, é bom exemplo desse amor que supera limitações. Quando o irmão Cláudio Márcio Rodrigues de Jesus, hoje integrante da Equipe de Missões, chegou à igreja anos atrás, o seu comprometimento dela com a obra missionária era nulo. Mas aos poucos, ele e sua esposa montaram e treinaram uma equipe com 10 irmãos para despertar e mobilizar os outros membros a contribuir com missões.

Eles começaram montando um planejamento de atividades e cultos a serem realizados durante o tempo da Campanha e estabelecendo o alvo da oferta do Dia Especial sempre acima do estabelecido no ano anterior. Com o empenho e envolvimento de toda a igreja e as bênçãos do Senhor, os alvos vêm sendo ultrapassados ano após anos. Para este ano de 2021, os 100 membros se comprometeram com o desafio de alcançar R$ 90 mil para a Oferta do Dia Especial de Missões Mundiais.

Dentre as atividades que realizam, estão os almoços missionários que incluem a igreja e a comunidade local, em média 200 pessoas. Desta vez, a meta é realizar dois almoços com 300 quentinhas em cada. E contam também com uma parceria formada com os irmãos da Quarta Igreja Batista de Cardoso Moreira, no interior do Rio de Janeiro. Os irmãos vizinhos compram as quentinhas da IB em Tabua, e em retorno eles participam do almoço missionário da QIB de Cardoso Moreira, presidida pelo pastor Jonazelton Nogueira da Silva.

Legenda: No Primeiro Almoço Missionário, foram vendidas 360 quentinhas, Glória a Deus! 

As Classes de EBD também contribuem, fazendo cantinas missionárias durante os dois meses de campanha. A Equipe de Missões incentiva cada classe a ter o seu próprio alvo, assim como os irmãos têm o seu individual. A Classe de Jovens, no dia 21 de março, conseguiu vender 250 pavês e à noite fez uma cantina especial na qual arrecadaram mais ofertas para somar à sua meta.

Outra proposta de mobilização foi dividir os membros da IB em Tabua em dois grupos, Polo Norte e Polo Sul, que semanalmente realizam cultos domésticos nas casas de irmãos e amigos. Eles aproveitam para falar de missões e se encontram em ocasiões de celebrações, como aniversários de idade e aniversários de casamento. Durante o culto há o momento de consagração de ofertas ao som do Hino 243 HCC “Ó Deus, venho te agradecer”. As pessoas depositam suas contribuições no cofrinho missionário, que tem por alvo levantar R$ 4 mil em cada grupo.

Outra atividade da igreja é o Leilão. Por estar localizada em uma área rural, o Leilão Missionário da igreja é composto por doações de cabras, bezerros, galinhas, galos, porcos e até cavalos e éguas. A equipe de Missões sempre busca parceiros para doar os animais e/ou comprá-los, entre eles está o Pr. João Marcos B. Soares, diretor executivo de Missões Mundiais. Neste ano, as doações chegaram a 120 arrobas de bezerros que serão leiloados e podem arrecadar cerca de metade do alvo missionário da IB em Tabua.

Além disso há também o Bazar Missionário, que está recolhendo doações dos membros, vizinhos e quem mais puder ajudar com itens fora de uso para serem vendidos a preços acessíveis, ajudando a arrecadar ainda mais ofertas. (Se deseja doar para Bazar da IB em Tabua, entre em contato com a Rose Novo 22 99988-1070)

Para o momento missionário nos cultos, os promotores buscam informações de projetos e missionários da JMM para serem apresentados aos membros nos cultos domésticos durante a semana anterior; uma forma de todos conhecerem, orarem e ofertarem para eles. Além disso, eles convidam missionários e mobilizadores para falarem e motivarem ainda mais os membros. (Para agendar um missionário para a sua igreja, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Apesar de pequena, a igreja entende que a oração é fundamental para alcançar as metas. Eles oram antes dos cultos, nos momentos missionários e nos cultos domésticos, sempre colocando diante de Deus a missão de levar o Evangelho a todos os povos e nações do mundo. 

“A oração é fundamental nisso tudo. Sabemos que Deus que vai operar, abrir portas, levantar parceiros e também dar aos nossos irmãos condições para ofertarem e generosidade. Sem generosidade não se consegue fazer nada”. 

(Cláudio Márcio Rodrigues de Jesus, membro da Equipe de Missões da IB em Tabua).

A Igreja Batista em Tabua respira missões todos os dias do ano. Toda agenda anual é voltada para obra missionária. O amor por missões não é algo natural. Eu diria que é sobrenatural, espiritual. É impactante ver a mobilização de todos os irmãos, pessoas simples, mas com alvos ousados e de fé”, diz o pastor Marcos Vinicios. “A cada campanha, novas ideias, muita criatividade e parcerias vão surgindo. Existe um compromisso de todos, desde crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos; todos querem dar sua parte. Tudo com esforço e muita dedicação. Ninguém fica de fora, inclusive a própria comunidade quer participar, ajudar e apoiar. Tenho visto um mover de Deus na Campanha de Missões. Não fique de fora! Viva o poder de transformar”, encerrou.

Faça como a Igreja Batista em Tabua e mobilize sua igreja a contribuir com a obra e Viver o Poder de Transformar.

 

por Jamile Barros

 

*Compartilhe com a gente como está sendo a mobilização missionária na sua igreja! Envie para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Importante: não esqueça seu nome, nome da igreja e uma breve descrição das fotos.