A Primeira Igreja Batista em Blumenau, Santa Catarina, realizou a Conferência “IGREJA - Influenciando com Graça, Exemplo, Justiça e Amor. O evento aconteceu no dia 26 de setembro, em formato online, com mais de duas mil visualizações e participação efetiva nas oficinas. Na programação, missionários de Missões Mundiais também foram convidados e contribuíram nas plenárias e oficinas. Nas células, eles participaram dos encontros via online entre os dias 5 e 24 de outubro.

Em cinco anos desde sua primeira edição, essa foi a primeira vez que o evento trabalhou com uma temática específica voltada para missões. A inspiração nasceu no coração do Pastor Edson Luiz Mesquita, após uma visita do diretor-executivo de Missões Mundiais, João Marcos Barreto Soares, à igreja.

Confira a seguir a palavras concedidas pelo Pr. Edson Luiz Mesquita sobre o evento.

“A conferência este ano aconteceu apenas no dia 26 de setembro, com plenárias pela manhã e oficinas no período da tarde. Porém, intencionalmente, já tínhamos projetado a posterior visita missionária às células, para que a igreja local fosse não apenas avivada a partir dos pequenos grupos, ou pequenas igrejas nas casas. Nosso objetivo era também encorajar cada célula a ter uma participação mais efetiva na obra missionária, inclusive com a adoção de um missionário através do PAM – Programa de Adoção Missionária. Estamos convictos de que o modelo da igreja primitiva é o mais eficiente na propagação do Evangelho, consolidação dos novos na fé e encorajamento de uns aos outros.

Somos uma igreja missionária, buscando relevância na sociedade através de missões urbanas, enfatizando a educação na abordagem por princípios. Entendemos que participar e apoiar o ide às nações é também nossa responsabilidade; inclusive Deus nos abençoou com uma missionária de nações, a Jacqueline Schalm.

O evento foi um grande presente de Deus na vida da igreja, principalmente em um ano tão atípico. Ver o agir do Senhor nas nações, a Sua grandeza por meio da vida dos missionários, reforçou ainda mais nossa missão. Sentimo-nos muito privilegiados em fazer parte de tudo isso. As células têm compartilhado dessa mesma alegria e nós somos muitíssimo gratos a Deus”.

Missionários

Os missionários também se sentiram abençoados e avivados ao participarem do evento como relatam abaixo:

“Participei da célula e fui recebida com muito carinho. Convidaram-me para continuar participando do grupo de WhatsApp deles. Obrigada, Rita, colaboradora da Gerência de Missões da JMM, e aos demais que Deus despertou para este projeto. Um abraço!”. (Rosângela Teck, missionária na Angola)

“No dia 05 de outubro, participei de uma célula na PIB Blumenau liderada pelo casal Luiz e Morgana. Foi uma experiência muito boa. Deus se manifestou de uma forma tão simples e doce. Pude compartilhar alguns detalhes de nossa caminhada missionária e alguns princípios bíblicos da missão. Um dos irmãos disse que nunca havia tido um contato direto com um missionário no próprio campo, parecia estar emocionado. Fizeram perguntas e oraram especificamente por nossa família, no final. Que presente este contato tão real com estes irmãos." (Timóteo Gonçalves, missionário na África Ocidental)

“A experiência foi excelente! É sempre mais preciso falar com um grupo mais homogêneo. Pude ouvir as necessidades de oração do grupo e um pouco sobre a vida de cada um, de forma que pudemos ter maior comunhão e compreensão de nossos mundos. Trocamos experiências e falamos sobre a realidade do campo missionário com mais detalhes relevantes às experiências de vida de cada um do grupo. Pudemos realmente interagir, responder perguntas e pude inclusive orar pelos rapazes.
Terminamos com eles me convidando para termos mais oportunidades juntos, falando sobre as necessidades da obra e o envolvimento de cada um deles em oração, em compromisso financeiro e possíveis oportunidades de experiências no campo. Louvado seja Deus por tudo isso!” (Mikhael Greenwald, missionário no Oriente Médio)

Uma das organizadoras do evento, Valnice Santos, disse que o feedback das células têm sido bastante positivo, com muitos irmãos interessados em adotar e contribuir para o PAM.

Missões Mundiais admira a iniciativa da PIB em Blumenau e se sente honrada em poder participar da conferência e células, compartilhando um pouco da realidade do campo e avivando o coração missionário dos irmãos que participaram do evento.

por Jamile Barros