Dois dias inteiros e uma noite de muitos testemunhos, troca de conhecimentos, aconselhamentos, orações, mensagens e louvor. Assim foi o Proclamai 2020 com transmissão pelo Canal JMM no YouTube entre os dias 30 de abril e 02 de maio. Mais de 10 mil pessoas acompanharam as celebrações em tempo real, que agora estão disponíveis na plataforma e já ultrapassaram a marca de 80 mil visualizações. Nas 13 oficinas, realizadas através de videoconferência nas tardes de 01 e 02 de maio, houve uma audiência de mais de 5.500 pessoas. O congresso mais querido do Brasil voltou após 13 anos com mais uma novidade: a sala de atendimento, por onde passaram cerca de mil pessoas interessadas em temas como vocação, programas Radical e Voluntários Sem Fronteiras, ofertas, orações, entre outros.

“Para mim, um ensino que reverberou do Proclamai, saiu do ‘Retalhos’. Foi um quadro inovador, arrojado, diferente, informal, com missionários falando, se expondo, colocando suas vidas, seus mitos, suas emoções. Ele vem relembrar que nós somos fragmentos. E fragmentos incompletos. Além de incompletos, muitas vezes podemos nos sentir peças sem valor. Mas o lindo é que, juntos, nas mãos do Criador, Ele ‘costura’ uma obra muito linda e magistral. Muita coisa boa aconteceu no Proclamai, mas eu destaco o quadro Retalhos”, comentou Analzira Nascimento, missionária de Missões Mundiais em um vídeo nas redes sociais publicado logo após o congresso.

No Retalhos, foi lançado o leilão do tapete de retalhos costurado pela missionária Edna Carmona ao longo do quadro. A peça foi arrematada por R$ 3 mil e o comprador pediu para que fosse enviada ao missionário Fabiano Nicodemo, na Itália, como presente. O valor arrecadado foi destinado aos projetos de Missões Mundiais. Em outro momento, a missionária Henriqueta Pechoto cozinhou uma receita albanesa enquanto conversava com outros missionários.

“Fui impactada a servir mais dando mais ofertas e orando muito mais pela obra missionária dentro e fora do Brasil. Emocionei-me em vários momentos. O Espírito de Deus falou ao meu coração quando vi aquele tapete. E quanto podemos fazer partindo de algo tão pequeno como um retalho. Quero ser usada por Deus para me doar fazendo muito mais para Transformar vidas com a Alegria de Jesus. Que Deus continue usando o pastor João Marcos (diretor de Missões Mundiais) e todos da JMM para honra e glória do Senhor”, disse a seguidora Maria do Socorro Barros.

Outros quadros também se destacaram no Proclamai, produzindo centenas de interações do público através das redes sociais e do chat no YouTube. Um deles foi o “Elas pelo Mundo”, cuja ideia original era para que fosse eventos presencias com missionárias em período de promoção no Brasil. Mas quis Deus que sua estreia fosse no Proclamai online. Um bate-papo entre as missionárias Analzira Nascimento, Carmem Lígia, Gabriela Mendes e Noemia Cessito chamou a atenção para a participação das mulheres em missões transculturais e sua crescente valorização. Um momento de descontração, mas também de enfrentamento da realidade que retira da missionária o rótulo de fragilidade, mostrando que Deus chamou a todos e os usa quando, como e onde Ele quiser.

Dentro da proposta de ser o ponto de encontro de todo cristão interessado em fazer parte do que Deus está fazendo no mundo, o Proclamai se mostrou como um aglutinador de tendências missiológicas mundiais e catalisador para a mobilização e cooperação missionária com as igrejas.

A missão do Proclamai se cumpriu também nas oficinas, onde palestrantes como Analzira Nascimento, Caleb Mubarak, João Marcos Barreto Soares, entre outros, trataram de temas que foram de vocação até o missões pós-Covid-19. Mais de 5.500 pessoas circularam pelas oficinas em videoconferências realizadas em duas tardes.

O time de preletores contou com o presidente da Convenção Batista Brasileira, pastor Fausto Aguiar de Vasconcellos, além dos pastores Paschoal Piragine (PIB de Curitiba), Gilberto Wergermann (IB Capital), Eliezer Victor Ramos (PIB Penha/SP), Abraão da Silva (IB Metropolitana de Salvador/BA), missionária Anne Vasconcellos e o anfitrião do Proclamai, pastor João Marcos Barreto Soares, diretor executivo de Missões Mundiais.

No louvor, as celebrações contaram com nomes importantes da música gospel como Fernandinho, Marquinhos Gomes (acompanhado da filha, Gabriela Gomes), Gabriel Guedes, Eyshila, Alexandre Magnani, entre outros.

“Foi um resgate do chamado, e uma faísca foi soprada em meu marido, filho e filha. Amei tudo. Estaremos no próximo e, com certeza, engajados mais ainda em missões, em obediência à ordenança de Jesus”, comentou a seguidora Hilda Cruz.

“Pra mim foi muita bênção, pois a forma online se tornou acessível para quem não pode ir a congresso longe de sua região”, comentou outro participante.

“Louvado seja Deus pela iniciativa. Sem falar que a missionária Analzira Nascimento me inspira a ser missionária como ela é! Muito amor por missões aqui. Deus abençoe e nos ajude a viver esse chamado incrível onde Ele quiser”, disse mais uma congressista.

“Sou grata a Deus pela oportunidade de viver esse momento incrível e fazer parte daquilo que Deus está fazendo no mundo. Meu maior desejo é ir para o seminário e oro a Deus pra que Ele, na sua infinita bondade e misericórdia, me molde, me use e me envie”, disse Samantha Lima pelo YouTube.

“Foi uma bênção. Vi o quanto somos pequenos e dependemos do nosso Senhor Jesus Cristo para fazer essa grande obra. Já estou com saudades. Que venha o próximo Proclamai”, comentou Raquel Muniz pelo Facebook.

“Pela Graça de Deus, eu e minha esposa (Jaqueline) tivemos o privilégio de participar do Congresso Proclamai, como também das oficinas Missões pós-Covid-19 e Como Transformar Comunidades Pelo Evangelho”, disse Altemar Pessoa no Facebook.

Mesmo após o congresso, as pessoas seguem falando sobre o Proclamai. Porém, mais do que falar é necessário viver a proposta do congresso. Ser o que Deus nos chamou para sermos. Viver a nossa vocação no Reino daquele que é o Senhor de todas as coisas. É tempo de viver o que Deus está fazendo no mundo!

 

Assista aos vídeos do Proclamai 2020

 

por Marcia Pinheiro