Em palestra nesta sexta-feira (19) no Despertar, em uma conversa franca sobre fazer missão, a missionária Analzira Nascimento começou falando da diferença entre colonização e evangelização, tema do seu livro “Evangelização ou Colonização?”, best seller da editora Ultimato.

Analzira levou os jovens presentes à conferência da Juventude Batista Brasileira a refletirem sobre o risco de se estipular metas para salvar vidas, sem a preocupação e o respeito ao próximo.

Com a experiência de quem viveu o pedido de guerra civil na Angola, a missionária disse que é preciso respeito ao próximo e saber esperar o tempo de Deus para anunciar o Evangelho, sem considerar isso uma meta, mas sim uma consequência do amor ao próximo.

“Precisamos descolonizar nosso pensamento. Existe o perigo de visões distorcidas a partir de sua própria cosmovisão. O outro é diferente, mas não diferente de você”, disse a missionária.

Ela citou como exemplo a África, tida por muitos apenas como lugar de miséria, com animais selvagens soltos pelas ruas e outros esteriótipos.

Segundo Analzira, o que impulsiona você a anunciar o Evangelho deve ser o amor, não o cumprimento de uma meta estipulada por determinada pessoa ou igreja.

“Tarefa, meta deixa o outro invisível. O que impulsiona tem que ser o amor de Deus”, comenta.

A missionária falou ainda sobre seu mais novo livro, “Todos Somos Vocacionados”.

“Onde você estiver, a sua missão está ali. Você vive pra Glória de Deus”, afirma.

Para Analzira, há vocações diferentes. Mas todos são vocacionados. E classificou de heresia o pensamento de que missão é só para pastor ou missionário.

“Têm vocações diferentes. Mas não existe isso de crente sem vocação. Uns têm dons pra missionário. Mas todos são vocacionados”, comenta.

Analzira é conhecida por influenciar muitos jovens. Missionários da própria JMM disseram sim ao chamado de Deus após ouvirem Analzira.

Após a palestra de hoje, ela respondeu a perguntas da plateia, autografou o livro “Evangelização ou Colonização?” e participou de uma sessão de fotos, atendendo a todos com orientações sobre vocação. Neste sábado (19), a missionária volta ao despertar para mais um encontro com a juventude batista brasileira.

por Marcia Pinheiro