Na tarde do último sábado (13), a Primeira Igreja Batista do Novo Horizonte, em Marabá/PA, realizou mais uma edição da Viagem Missionária, uma programação especial voltada para as crianças de 4 a 13 anos, com objetivo de mostrar como vivem os missionários e como é realizado o trabalho de Missões Mundiais no Haiti, na África e no Sudeste da Ásia.

Três casas simbolizaram os países durante o percurso do evento. Os casais que prepararam suas residências para receber as crianças foram o Carlos e a Viviane, o Gil e a Sílvia e o Wilson e a Mara, representando respectivamente o Haiti, a África e o Sudeste da Ásia. Além deles, os adolescentes da igreja também se envolveram na programação atuando como se fossem missionários nos cinco continentes.

“Ficamos muito felizes em receber as crianças em nossa casa que estava ornamentada e caracterizada pelo Haiti. Ficamos uma semana nos preparativos e ansiosos para recebê-las. Nosso intuito era mostrar que nós, como igreja, precisamos ir muito além de ofertar, orar e nos mobilizar. Porque missões se faz com os joelhos que se dobram, com as mãos que contribuem e com os pés dos que vão. Esperamos que todas tenham gostado, pois fizemos tudo com muito amor e carinho”, disse o promotor voluntário de Missões Carlos Alberto de Campos.

Em todas as casas as crianças assistiram a vídeos, ouviram histórias sobre missões e participaram de brincadeiras temáticas sobre os países visitados. Ao final, todas oraram por missões e pelos missionários que, muitas vezes, deixam tudo para cumprir o chamado e servir a Jesus. A maioria delas também sentiu o desejo de contribuir mais após a visita, contou Fernanda Silva, membro da igreja que acompanhou as crianças relembrando-as do tema e divisa da Campanha de Missões Mundiais.

Para levar as crianças à Viagem Missionária, o promotor de Missões Mundiais Wilker Galvão disponibilizou um micro-ônibus para o transporte.

“Quase 40 crianças fizeram essa viagem que, com certeza, ficará marcada para sempre em suas vidas”, disse.

É importante que as igrejas avancem no trabalho missionário sem deixar de transmitir isso às crianças também. A Bíblia é um livro missionário. Deus fala sobre missões desde Gênesis até Apocalipse.

“Ela conta a história de um Deus em missão que sempre veio em busca do homem pecador.” afirmou Nilzete Andrade, educadora religiosa, que mobiliza, treina e equipa crianças e pessoas envolvidas no ministério infantil para o trabalho missionário na Primeira Igreja Batista em Novo Horizonte.

“Se a identidade das crianças for trabalhada a partir dessa perspectiva, obedecer ao Ide será leve. Ela entenderá que não precisa esperar crescer para ir a outro país, mas que poderá cumprir o ide, ainda criança, no lugar onde mora”, explicou o Pr. Lino de Andrade.

A importância de fazer missões deve ser trabalhada desde cedo, de modo que sempre estará no coração das crianças que são o futuro da igreja.

Ensinem as crianças a fazer a Terra se alegrar!

 

  

colaboração Viviane Fialho Campos e Jamile Barros