Para construir uma casa, o primeiro passo é o alicerce e depois as paredes de sustentação. Quando pensamos em missões, nosso alicerce é Deus. Ele é a base e o centro de tudo o que fazemos. É a partir dele e do entendimento da sua palavra – a Bíblia – que podemos avançar para o segundo passo da obra. A construção das paredes, os pilares de sustentação. Em missões, esses pilares são: Ore, Mobilize, Oferte e Vá.

Aqueles que executam o pilar Mobilize são os Promotores voluntários de missões. São eles quem Deus chamou para a tarefa especial de ajudar a igreja a desenvolver sua consciência missionária, despertando-a para a evangelização do mundo. O Promotor entende e tem a visão que missões é um ministério. Não é mais um cargo na estrutura organizacional da igreja, e sim um ministério que precisa ser exercido com maturidade espiritual, responsabilidade e visão de cumprir o ide e fazer discípulos.

Entendendo a importância da mobilização missionária, durante o mês de fevereiro Missões Mundiais proporcionou a oportunidade de fortalecimento e motivação no Acampamento de Promotores. Ao todo, foram mais de mil inscritos que se encontraram nos cinco acampamentos de Norte a Sul do Brasil.

Em Fortaleza, houve a participação do missionário Joel Martiniano (África do Sul) e do Pr. Evaldo Teixeira e sua esposa Vanete Teixeira (mobilizadores). Já no Espírito Santo, os acampantes ouviram o testemunho do missionário Caleb Mubarak (Oriente Médio), enquanto que na Região Sul quem esteve presente foram o Pr. Ruy Oliveira (coordenador das Américas) e o Pr. Lauro Mandira (Segunda Igreja Batista de Jacupiranga).

Os missionários Abdullah e Anne Vasconcelos (Ásia), testemunharam aos promotores que foram no Acampamento de Promotores do RJ. Já em São Paulo, a participação convidada foi da missionária Analzira Nascimento e do Pr. Ruy Oliveira (coordenador das Américas). O Diretor Executivo de Missões Mundiais, o Pr. João Marcos Barreto Soares, marcou presença nos dois acampamentos.

Para Djaniffer Caldeira, 29 anos, membro da Segunda Igreja Batista do Parque Jockey Clube (Campos dos Goytacazes/RJ), que foi ao acampamento no estado do Rio de Janeiro, os testemunhos foram muito marcantes e reveladores para sua vida espiritual. “No testemunho da missionária Anne, tive a confirmação do Senhor em relação à caminhada que tenho feito para me envolver cada vez mais com missões. Pois as dificuldades e as limitações são nossas, mas o Senhor cuida de tudo e nos capacita para ação.”

A troca de experiências dos promotores com os missionários além de importante, é motivadora. Cosmo da Silva Junior, 22 anos, membro da Primeira Igreja Batista em Sapé (PB), que participou do acampamento de Fortaleza, contou que além de ouvir os missionários, foi importante a troca de experiência com outros promotores. Pois ele viu como os promotores com menos recursos conseguem levantar recursos com empenho e criatividade. “Como somos do nordeste, os promotores de cidades do interior tem algumas dificuldades. E mesmo assim eles têm ânimo para deixar sua igreja linda e desenvolver métodos que ajude a campanha”.

Além de tudo isso, os Acampamentos de Promotores possuem oficinas de capacitação, ajudando os Promotores voluntários de Missões que estão começando agora no ministério de missões, como é o caso do Renato de Souza Paulo, 24 anos, membro da Igreja Batista Alameda (PR). Ele foi ao acampamento da Região Sul para conhecer mais sobre a promoção missionária e como fazer – já que entrou recentemente na equipe de missões de sua igreja. “Receber capacitação no acampamento é muito bom e também ouvir as experiências dos outros promotores. O mais marcantes foram os testemunhos. Eles nos encorajam e nos demonstram o quanto é fundamental o engajamento na promoção de missões em nossas igrejas locais”.

Você que também ama missões e tem o desejo de fazer mais por esse ministério, pode participar como Promotor voluntário de Missões na sua igreja.

Mobilize e Faça a Terra se alegrar!

 

 

colaboração Jamile Barros (com supervisão de Danielle Bigarani)