Temporada de batismos na Europa
- Redação JMM
O verão europeu, além das esperadas férias, também é a temporada dos batismos em nossas igrejas. Ao contrário do que frequentemente ouvimos sobre o fechamento de igrejas na Europa e a venda de templos, as igrejas lideradas por nossos missionários estão longe de fechar; elas estão crescendo, e esse crescimento se dá através dos batismos de novos convertidos.
Por que realizamos batismos no verão?
Aqui, o inverno é rigoroso, com temperaturas abaixo de zero, e nosso desejo é realizar os batismos em locais públicos, como praias, lagos e rios. Não podemos perder a oportunidade de testemunhar nossa fé. Batismos em lugares públicos despertam a atenção dos que estão por perto. Para o europeu, que está acostumado a ver batismos sendo realizados em crianças dentro de templos, essa prática é incomum. Para os curiosos que perguntam o que estamos fazendo, essa é uma excelente oportunidade para falarmos sobre o plano de salvação e divulgarmos o endereço da igreja, além de promovermos a comunhão entre os irmãos em um dia de atividades diferentes.
Este ano, algo diferente e preocupante aconteceu durante os batismos realizados pelo Pr. João Caio Bottega, da Igreja Ágape de Treviso, na Itália.
Como todos os anos, os batismos foram realizados em um rio, um local muito agradável. No entanto, este ano, havia muita gente, além das 200 pessoas da igreja. Durante a celebração dos batismos, um grupo de muçulmanos começou a fazer o gesto típico da sua fé e a gritar "ALÁ, ALÁ, ALÁ…". Três adolescentes entraram no meio do grupo da igreja e começaram a afrontar o Pr. João Caio, que procurou acalmar os ânimos e, pacientemente, tentou explicar o significado do sacrifício de Jesus Cristo na cruz e o que ele produz em nós. Os pais dos adolescentes, percebendo que a situação estava ficando complicada, retiraram-nos do local e foram embora.
O que será da Europa daqui para frente?
Por favor, ore por todos os que estão sendo batizados, para que permaneçam firmes e dêem bom testemunho de Cristo.
Paulo Pagaciov
coordenador de Missões Mundiais na Europa