Bogdan estava apresentando um comportamento desafiador. Frequentemente precisava sair do convívio dos colegas por ter agredido um deles ou por ter desobedecido uma regra que afetava o coletivo. Sempre que a educadora se sentava com ele  para conversar, se fechava ou rompia em lágrimas. 

Num destes dias o encontrei ali, sentado sozinho, com os braços cruzados sobre a mesa e o semblante franzido. Perguntei o que tinha acontecido e como ele se sentia, a resposta escorreu dos seus olhinhos tristes.  O acolhi e permiti que Bogdan chorasse lavando a alma e se abrigando no meu abraço. Mais tarde descobri que era um choro de saudade, de incerteza e tristeza pela separação de seus pais.

Quando a guerra na Ucrânia atingiu sua família, eles tiveram que sair correndo, deixando para trás o seu lar, os brinquedos, os vizinhos e os amigos.  O pai os acompanhou até certo ponto e retornou para servir em defesa do país. Dali ele seguiu com sua mãe e sua avó, mas, chegando à fronteira, sua mãe, em uma crise, decidiu que ele seguiria com sua avó e ela retornaria para tentar reencontrar o marido. 

Neste turbilhão de emoções, Bogdan chegou à Cracóvia, na Polônia, onde participa dos projetos para crianças e adolescentes ucranianos. Sem saber como expressar sua angústia, medo e tristeza, em alguns momentos ele teve acessos de raiva, se desestabilizou e todas as vezes terminou chorando. Ao encontrar um abraço feminino abraçou o colo materno com saudade da sua mãe, da sua casa, da sua infância.  

Aquele menino, cujo nome significa “Presente de Deus”, chegou até nós com emoções que não conseguia acolher e entender. O Senhor o enviou para que nós o acolhêssemos. Para que ele pudesse sentir no abraço, nas conversas e no carinho, todo amor e cuidado de Deus.

O pequeno Bogdan é uma das milhares de crianças ucranianas que enfrentam a dor da separação familiar e outras consequências da guerra. Em tenra idade, eles precisam lidar com um turbilhão caótico de emoções que não compreendem ou não sabem significar. É pensando em crianças como Bogdan que estamos trabalhando para implantar o Projeto Tenda de Brincar - Polônia. Com uma abordagem pedagógica, o projeto oferece um espaço seguro onde as crianças podem se desenvolver e viver a infância. Com uma equipe de que conta com missionários e voluntários treinados, a Tenda de Brincar proporciona experiências que permitem às crianças acolher e ressignificar as emoções sentidas na situação de vulnerabilidade social em que se encontram.

Acolha as crianças ucranianas em suas orações. Contribua para que o Projeto Tenda de Brincar - Polônia se torne realidade.

DOE ESPERANÇA PARA O TENDA DE BRINCAR: PIX (e-mail) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Khadija Agil

Missionária na África Ocidental e Voluntária Sem Fronteiras - Polônia/2022