Aqui na Europa, os meses de junho a agosto são de verão, e o calor chega a 37º. As igrejas aproveitam o período para fazer atividades e programações ao ar livre, como acampamentos, eventos em praias, lagoas ou bosques. São realizados batismos, conferências, treinamentos de líderes, mobilização, envio de missionários e despertamento de igrejas para o envolvimento na obra missionária.

Dentre esses eventos, destaco um numeroso acampamento para jovens ucranianos sob o tema “Missões”. E os jovens vibram ao ouvir o tema. Durante sete dias, no bosque da aldeia de Molodavo, no estado de Rivne, tivemos mais de 1.500 jovens reunidos. Tivemos representantes da maioria dos estados do país. Além de momentos de lazer, diversão e campeonatos de várias modalidades de esportes, tivemos programações pela manhã, oficinas à tarde e culto à noite com os temas missionários e preparo de vocacionados. Tive a honra de ser um dos preletores.

fotos de @baptist.youth.rv (instagram)
fotos de @baptist.youth.rv (instagram)

Ao desenvolver os temas, os jovens fizeram muitas perguntas e comentários. Analisei como Deus abençoou o nosso povo com esta nova geração, que tem forte interesse pelos perdidos – tanto em nosso país, na Ucrânia, como nos que estão nos confins da terra. E fazendo uma breve comparação com o ano de 2004, em que retornamos do Brasil e começamos a plantar e passar o DNA Missionário às nossas igrejas, com este acampamento, dou glórias a Deus pelos resultados proporcionados.

Agradeço ao povo batista brasileiro pela fidelidade no envolvimento com os projetos missionários aqui no Leste Europeu nos últimos 30 anos por meio da oração, sustento financeiro e envio de seus missionários. Louvo a Deus pela visão de Missões Mundiais em alcançar, por meio dos obreiros da terra, os perdidos e as igrejas locais eslavas.

Ore conosco pela decisão ao lado de Cristo do nosso filho primogênito, Máximus, que participa de vários acampamentos de jovens; para que a Palavra pregada toque seu coração e se renda aos pés de Cristo. Interceda também pelos missionários ucranianos que trabalham no país e nos confins da terra, clamando por proteção, saúde e sustento financeiro necessários; pela Ucrânia, que continua em guerra contra o Exército Russo. Um motivo de gratidão foi o tempo de férias e descanso que tivemos em uma viagem ao litoral, acompanhados por três famílias de amigos nossos. 

Seguimos vivendo o poder de Jesus que tem transformado a Ucrânia!

Lyubomyr Matveyev

Missionário na Ucrânia

ADOTE O MISSIONÁRIO