No Culto Sede da última quinta-feira (15), ainda em ambiente remoto, missionários trouxeram notícias diretamente da Itália. Dirigido pelo missionário Fabiano Nicodemo , o culto começou com vídeos do grupo de louvor das igrejas plantadas. Em seguida, foram exibidos vídeos de italianos gratos pelo apoio missionário enviado por Missões Mundiais em conjunto com igrejas batistas de todo o Brasil.

Confira abaixo a palavra de dois membros da Igreja Batista de Vigevano, organizada recentemente como fruto da obra missionária.

Raffaele Scafuro: “Minhas saudações a todos vocês, irmãos e irmãs das igrejas do Brasil, pelo que vocês estão fazendo aqui na Itália através dos missionários. É uma coisa realmente extraordinária o que vocês estão fazendo: a visão de levar a Palavra de Deus a tantas pessoas que precisam, sendo que muitas delas já se converteram e fazem parte das nossas igrejas.
Também a visão de plantar novas igrejas como, por exemplo, a Igreja Batista de Vigevano que foi recentemente organizada. Por isso, através do apoio de vocês em oração e de muitas outras maneiras, e pela presença dos seus missionários, essa realidade está se concretizando no território italiano.
Por isso, eu quero agradecer a vocês de coração, e também incentivá-los a continuar orando e apoiando seus missionários para que essa obra possa se expandir uniformemente, por toda a Itália. Obrigada.”

Rossana Amoroso: “Olá! Eu quero agradecer às igrejas batistas do Brasil pelo investimento que estão fazendo na obra missionária aqui na Itália. Isso tem sido muito importante para nós, porque precisamos muito desse apoio. Graças a vocês pudemos organizar a Igreja Batista de Vigevano e também podemos contar com a família missionária Marteletto, que são pessoas especiais e preparadas.Sem eles, este momento teria sido mais difícil, a plantação da Igreja Batista em Vigevano. Mas ainda temos muitas necessidades aqui, por isso eu peço e encorajo a todos vocês a continuarem investindo aqui na obra missionária. Obrigada.”

Em seguida, o missionário Fábio Pisa trouxe motivos de agradecimento ao Senhor. Apesar do tempo difícil causado pela pandemia, foi também um tempo de glorificar o nome de Deus, com as oportunidades de evangelismo, discipulados e até batismo. Além disso, houve de modo geral um grande avanço da obra missionária durante esse período.

O missionário agradeceu pela unidade das igrejas italianas, sem perdas significativas de membros – ou seja, por motivos não relacionados à fé em Jesus. E também por todos os missionários na Itália estarem com saúde, não terem sido contaminados pelo coronavírus e por todo o país ter conseguido superar o período de lockdown.
Depois a palavra passou para o missionário Luiz Cláudio Marteletto, que dividiu os desafios e motivos de oração, começando pela segunda onda de contágio do coronavírus que começa a abater o país.


O missionário Marteletto pede oração pelas igrejas e pelos italianos que se veem forçados a deixar seu país para buscar uma melhor situação econômica. Além disso, outro pedido de intercessão é por um avivamento espiritual em toda a Itália.

Ore também pelas autoridades, a burocracia está ficando mais apertada devido a aprovação de leis que irão limitar o avanço missionário. É importante também pedir a orientação de Deus por estratégias nesse tempo e pelo andamento dos projetos nas igrejas.

Na mensagem, o missionário Manoel Florêncio falou sobre o fortalecimento da fé a partir da passagem bíblica de Mateus 14.22-33 que relata a experiência de Pedro ao andar nas águas com Jesus. Ele refletiu que “enquanto Pedro estava concentrado em Jesus e agindo com base na sua palavra, pôde realizar o impossível (andar sobre as águas). Mas foi só tirar os olhos de Cristo e olhar para a adversidade (o vento), que teve medo e consequentemente começou a afundar. E o que aconteceu com Pedro, ele continuou, acontece com cada um quando se olha para as circunstâncias. Por isso as pessoas devem sempre recorrer a Jesus e ter fé”.

Ao final, o missionário João Caio Bottega  agradeceu toda a parceria em sustento e oração do todos que fazem parte de Missões Mundiais.


Apoie a obra missionária na Itália e em todo o mundo. Apoie Missões Mundiais.

Jamile Barros