Em dezembro e no início de janeiro, nós tivemos as apresentações do projeto “Cantem Natal”. Ele foi organizado por 24 igrejas batistas e de outras denominações, aqui de Portugal. Tivemos não cristãos participando do coro e pais de alunos do Conservatório Bomfim, que formaram um coro de adultos e aderiram ao desafio. Nos últimos anos temos utilizado a época do Natal como estratégia para fazer missões através da música e louvamos a Deus porque em 2019 ele nos ajudou, e muito, para que o projeto acontecesse.

A primeira apresentação ocorreu no Cineteatro de Alcobaça, com 175 pessoas no coro e de casa cheia para assistir, com cerca de 300 pessoas. Cada apresentação contou com o seu grau de desafio, mas esta, por ter sido a primeira, contava com os nervos aflorados e a expectativa da novidade. Graças ao Senhor a apresentação foi muito bonita e a verdadeira razão do Natal, Jesus Cristo, foi apresentada com excelência!

A segunda apresentação aconteceu em Braga, cidade na qual estamos. Nós tivemos uma imensa dificuldade em encontrar um local para o concerto. O diretor musical do Conservatório Bomfim vinha tentando, junto à Câmara, diversas opções, porém ninguém nos respondia nada. Já estávamos achando que não poderíamos fazer a cantata em Braga, quando Deus nos surpreendeu com muito mais do que pedimos ou pensamos! Ele simplesmente nos deu o maior auditório da cidade, na data mais procurada e, como se não bastasse, a nossa cantata fez parte da programação de natal da cidade. Quando Deus faz, Ele faz e assina!

A noite em que nos apresentamos chovia muito! Portugal estava sob a tempestade Elza, uma chuva com muito vento! Por conta dessa situação, tivemos algum receio de que as pessoas não fossem querer sair de casa para assistir, mesmo com a entrada gratuita. Entretanto o auditório, com espaço para 1.400 pessoas, estava praticamente cheio, graças ao Pai. Tivemos cerca de 1.200 pessoas assistindo! Em palco, tínhamos 420 pessoas entre os coristas das igrejas e alunos do conservatório mais a orquestra do conservatório. 

A nossa terceira apresentação, na cidade de Viseu, ocorreu agora em janeiro. A cidade nos ofereceu um auditório grande e o "Cantem Natal" se tornou a programação da local. A apresentação contou com o coro de cerca de 175 pessoas acompanhados pela orquestra sinfônica de Viseu. Novamente, o espaço encheu e contamos com cerca de 1.200 pessoas que assistiram e ouviram sobre Jesus!

Por fim, no dia do culto de Natal, o musical foi apresentado simultaneamente em todas as 24 igrejas envolvidas no projeto "Cantem Natal". Foi um marco e uma grande conquista para os Músicos Batistas em Portugal. 

Em todos os concertos a mensagem foi deixada de forma musical e também em forma de pregação, com uma aplicação bíblica e desafiadora ao final. Nós pedimos a Deus que cuide das sementes plantadas nos corações do público para que venham a brotar um dia. Igualmente agradecemos muito ao Altíssimo por tudo o que ele fez por nós, pois até aqui nos ajudou o Senhor! E nosso obrigado a você também, por todo o apoio e sustento em orações e ofertas. 

 

Henrique Ramiro

Missionário em Portugal.

Doe Agora