Permita-me contar uma história sobre a graça de Deus que resgata vidas. Sofia é uma jovem de 20 anos, nascida no interior do estado de Lviv (Ucrânia), em uma família católica tradicional. Aparentemente perto de Deus, porém longe da graça. Desde os 17 anos, estudou na Universidade de Varsóvia, na Polônia. Lá através de uma igreja pentecostal, conheceu a Jesus e sua vida mudou. Seus pais, no entanto, não deram muito crédito e acharam que logo passaria. Mas Sofia voltou para casa e foi batizada na igreja batista. Se apaixonou por Vova, filho do pastor. Foi neste momento que eu e Iryna os conhecemos.

Durante três meses realizamos discipulado de noivado, que é condição nossa para o casamento. Três dias antes da cerimônia, Sofia disse: “Pastor, seria bom ter encontro com os meus pais, eles têm muitas perguntas”. Pensamos que os pais da noiva queriam tomar um cafezinho, para falar dos detalhes da cerimônia. Porém, tomei um “banho gelado”. Eles exigiram, num tom de ultimato, três coisas:

1) Incluir no casamento a oração à Maria;

2) Danças na festa;

3) Obrigatoriamente ter vodka, “pois sem esta bebida não existe boa festa”, segundo eles.

Uma das tradições locais para o casamento é o “brinde azedo”. Todos os convidados bebem uma dose de vodka em prol da saúde dos noivos e também, seguindo uma das versões da tradição, para aliviar a amargura que a noiva experimenta ao deixar a casa dos pais e o noivo, a vida de solteiro; Durante o brinde, os noivos devem se beijar diante de todos. O beijo (doce) seria para aliviar simbolicamente a amargura que os convidados estão experimentando durante o brinde.

Se você conhecesse um pouco desse contexto eslavo, saberia da gravidade do assunto. Foi um dos momentos que, como pastor, gostaria de evitar. Só que muitas vezes Deus usa momentos parecidos para falar da Sua grandeza. Foi neste momento que Sofia deu um dos mais lindos testemunhos de fé que já presenciei. E ela o fez perante os seus pais. Naquele momento toda a cafeteria ficou calada ouvindo o testemunho de uma jovem crente. As garçonetes choravam, os visitantes escutavam e vimos uma corajosa jovem que colocou a bênção de Deus acima de um sonho de noiva.

Sabe como foi o casamento? Um dos mais belos que vi! Na festa observei as mesas com as garrafas de vodka, mas nenhuma sequer foi aberta! Tudo isso devido a espiritualidade indescritível da celebração. No dia seguinte a mãe da noiva comentou: “Nunca recebemos tantos elogios como hoje. O Deus da nossa filha é tremendo. Será que a gente O conhece de fato?!”.

Peço que ore conosco por essa semente plantada no coração desses pais, pela Sofia e Vova. Interceda também por nós, nossa família e ministério. Que Deus esteja conosco e com você, suprindo cada uma das nossas necessidades.

 

Anatoliy Shmilikhovskyy

Missionário na Ucrânia

 

Doe Agora