A plantação de igrejas é o foco principal do trabalho de Missões Mundiais na Albânia. Há 13 anos no campo, com a bênção e direção de Deus, o casal missionário Henrique e Henriqueta Davanso já conseguiu plantar três igrejas – nas cidades Bathore, Zalmner e Prushi – que já são autossustentáveis. E há dois anos estão no processo de plantação da quarta igreja – na cidade de Lezhë – discipulando os membros e os irmãos que têm potencial para assumir o pastoreio da igreja.

Vários projetos foram criados para aproximar a comunidade local da Palavra de Deus. Através das atividades os missionários Henrique e Henriqueta Davanso evangelizam, realizam discipulados e convidam os participantes para formar uma igreja. Os projetos desenvolvidos são reavaliados a cada quatro ou cinco anos e abrangem diferentes idades e áreas de interesse.

O Projeto da Escola de Futebol começou em 2006. Ele acolhe meninos adolescentes de 9 a 16 anos. Nos primeiros dez minutos antes das aulas começarem, há um pequeno discipulado com a temática do Novo Testamento e também assuntos relacionados às circunstâncias da idade e dos acontecimentos. Ao completar 16 anos, o adolescente passa a fazer parte da cultura da igreja e a frequentar do futebol semanal dos meninos mais velhos.

Já o Curso de Culinária semanalmente é dirigido pela missionária Henriqueta, que ministra para uma média de 240 mulheres participantes. O curso cresceu e também recebeu a oportunidade de aparecer na televisão. Os produtores de um canal procuraram a missionária com interesse em que ela fizesse somente um programa de culinária. Contudo, Henriqueta negociou que só participaria se pudesse pregar o Evangelho nos primeiros minutos do programa. Após muita oração, eles retornaram o contato e hoje o programa é transmitido três vezes na semana em rede nacional e também em outros países. Essa oportunidade concedida por Deus é um meio que a missionária usa para fazer com que muitas pessoas conheçam a Jesus.

 

Missionária Henriqueta e colega durante programa de culinária na TV

 

A área da saúde é abordada pelos missionários de duas maneiras. A primeira é a “Ginástica na Terceira Idade” que conta com a participação, a cada dois meses, de um casal de voluntários de Missões Mundiais. A esposa, Camila Andrade, é fisioterapeuta e auxilia a missionária Henriqueta nas aulas. Enquanto o marido, Alberto Andrade, é otorrinolaringologista e trabalha visitando as casas junto com o missionário Henrique com intuito de fazer clínica médica, mas também de abrir portas para falar do Evangelho. A segunda maneira é o projeto Saúde Albânia. Em parceria com a Fundação Presbiteriana da Albânia, os missionários se unem a cada dois anos com um grupo de voluntários dentistas do Brasil para uma ação de 15 dias. Só na visita de 2018, cerca de 1.600 pessoas foram atendidas.

Os missionários utilizam-se também do Curso de Computação para a captação de pessoas e evangelismo. Eles iniciaram com a modalidade do Sistema Operacional Windows e o programa Excel. Contudo, recentemente sentiram a necessidade de remodelar as modalidades oferecidas. Os alunos passaram a pedir para que eles ensinassem sobre Photoshop, programas de edição de vídeo, sobre Youtubers (pessoas que têm um canal próprio no YouTube) e o programa PowerPoint. Portanto, os computadores estão sendo readaptados para atender a nova demanda.

Com a condução do Senhor, os missionários têm alcançado muitas vidas para o Reino através dos diferentes projetos. As atividades realizadas e o aumento do número de pessoas interessadas em participar, levaram os missionários a criarem relacionamentos que geraram vidas ganhas para Cristo. Eles utilizam as oportunidades de comunhão para pregar o Evangelho e, aos poucos, formam pequenos grupos e, então, igrejas. Há muito a agradecer a Deus pelas vidas conquistadas, mas ainda há outros albaneses que precisam conhecer Jesus.

 

Faça a Albânia se alegrar com suas orações e doações!

 

 

Doe Agora

 

 

Colaboração Jamile Barros (com supervisão de Marcia Pinheiro)