Na Letônia, os missionários Hans e Elaine Behrsin têm levado a mensagem do Senhor às pessoas de diferentes formas. Há mais de 13 anos no campo, eles ajudaram na revitalização de uma igreja histórica, auxiliam outras três igrejas em situações específicas, assistem mulheres carentes em projeto com mães solteiras e através de atividades externas. Os missionários por diversas vezes são convidados para seminários, congressos e encontros nos quais há algum interesse comercial ou cultural do Brasil. Desta forma, eles encontram espaço junto à sociedade para ministrar em lugares onde a igreja não consegue alcançar.

Hans e Elaine também contam com a ajuda do missionário da terra Peteris Eisans que serve em uma pequena igreja do país. Seu principal ministério é com as crianças em países que estão em guerra, como as da Síria que estão na Jordânia. Há quatro anos desenvolve o projeto “Estrela do Oriente”, que levanta recursos junto ao povo local para levar presentes para as crianças refugiadas na Jordânia. Ao todo já foram entregues cerca de 12 mil presentes de Natal. Com planos de ampliar o ministério para outras áreas da Ásia, o missionário já tem treinado e mobilizado outras pessoas e igrejas a também participar.

A missionária Elaine tem coordenado um projeto de apoio a mulheres carentes, em sua maioria mães solteiras. A ajuda se dá tanto na área material quanto espiritual, buscando sempre melhorar a qualidade de vida delas e também levar benefícios aos seus filhos. O objetivo principal é promover o entendimento do Evangelho, a sua prática e a transformação de vida para que conheçam a verdade sobre Deus.

Uma vida restaurada é o caso da Gunita, uma das mães atendidas pelo projeto. Quando conheceu a missionária Elaine, estava com depressão, sob vários medicamentos e vivendo no porão de um prédio degradado junto com seus dois filhos – um pré-adolescente e o outro já adolescente. O pequeno apartamento, de apenas um cômodo, era forrado de imagens religiosas da igreja ortodoxa russa, e ela falava de Deus como um ser que a vigiava e que, por algum motivo, estava lhe castigando devido aos pecados que cometeu no passado ou presente. Gunita também confidenciou pensamentos suicidas à missionária, perguntando se o casal Behrsin poderia cuidar do seu caçula caso ela morresse.

Há alguns meses o filho mais velho se envolveu com tráfico de drogas e acabou por assassinar um vizinho. Quando foi preso, a mãe ficou ainda mais depressiva e desesperada. Então, os missionários foram atendê-la levando uma cesta básica com as coisas que mais gostava. Eles explicaram sobre o amor incondicional de Deus, sua graça e perdão aos pecados, e também sobre o quanto eles mesmos eram pecadores assim como ela.

“No início do mês de abril, o filho mais novo completou 13 anos e nós o convidamos para vir até nossa casa. Demos a ele uma torta e um presente. Gunita tem entendido que não basta ter imagens de santos nas paredes da casa, ou mesmo cumprir rituais religiosos ou confessar pecados para sacerdotes. Nos últimos dias Gunita disse que estava feliz. Ela parece que descobriu a simplicidade do Evangelho e que podemos ir até Deus sem o cumprimento de rituais religiosos impostos por homens”, contou o missionário Hans Behrsin.

Eles esperam integrar Gunita em alguma igreja nos próximos meses e também tentar alcançar seus filhos.

 

Miss. Hans e o filho caçula da Gunita

 

Deus tem usado seus servos Hans e Elaine para alcançar cada vez mais o povo local para o Reino. 

Faça a Letônia se alegrar com suas orações e doações!

 

Doe Agora

 

 

colaboração Jamile Barros (com supervisão de Marcia Pinheiro)