Missões Mundiais mantém duas famílias missionárias na Ucrânia. Na capital Kiev temos o casal Lyubomyr e Natasha Matveyev e na cidade de Lviv está o casal Anatholy e Irina Shmilikovskyy. Esses missionários contam com o apoio de missionários locais para a expansão da obra missionária para o Leste Europeu e Ásia Central. Eles fazem ponte entre a Convenção Batista Brasileira, através de Missões Mundiais, com Convenção da Batista da Ucrânia. 

O trabalho com escola de futebol tem aberto portas na Ucrânia. Em 2018, nossos missionários receberam a visita de voluntários da área do futebol. Durante a Copa do Mundo na Rússia foi possível realizar clínicas de futebol nas igrejas o que causou grande impacto nas igrejas envolvidas.  

Anatholy e Irina atuam com a PIB de Lviv e o departamento de missões estadual. Além de desenvolverem trabalhos na Ucrânia, também são responsáveis por missionários da terra  em outros países, os quais não citamos os nomes por se tratarem de países hostis ao Evangelho. A preocupação desses missionários, além do evangelismo, tem sido o despertamento e o treinamento de líderes e jovens vocacionados. Isso tem causado um grande impacto na Ucrânia. Vemos igrejas crescendo e também enviando missionários para fora da Ucrânia. Um bom exemplo é um casal ucraniano que está servindo no Brasil. 

Lyubomyr e Natasha trabalham com cinco missionários da terra em locais bem difíceis, dentro da própria Ucrânia. O país passa por um conflito com a Rússia. Há um trabalho na cidade de Molodogvardiysk, é uma zona de conflito; muitos membros das igrejas tiveram que fugir, mas alguns líderes permaneceram e o trabalho continua.
A cidade de Kharkiv está bem na zona de conflito e a igreja trabalha com famílias de refugiados. Os missionários da terra, juntamente com Lyubomyr, têm  despertado novos vocacionados durante os acampamentos realizados durante o período de verão. Eles desenvolvem um intenso programa de treinamento de líderes. Há uma grande preocupação em ter líderes bem preparados, pois isso é fundamental para a expansão e continuidade do Evangelho na Ucrânia. Lyubomyr é professor no seminário,  durante suas aulas tem transmitido o DNA Missionário da JMM, o que resulta em novos vocacionados para o ministério e também para a obra missionária.    

Ore e contribua para a expansão do Evangelho na Ucrânia. Clame ao Pai pela formação de novos líderes e pela segurança de nossos missionários, bem como de todo povo ucraniano.

Pr. Paulo Pagaciov
coordenador missionário na Europa

 Doe agora