Pela misericórdia do Senhor, fechamos o ano de 2018 com chave de ouro. Entre tanta coisa que conseguimos fazer no último mês do ano que já se foi, para sempre ficará em nossa memória a conferência e treinamento para pastores e missionários de quatro países (Ucrânia, Rússia, Bielorrússia e Letônia) na cidade de Minsk, na Bielorrússia. 

Nos primeiros 10 dias de dezembro, pude passar ao lado de queridos pastores brasileiros, os quais pude acompanhar e traduzir juntamente com o meu amigo Anatoliy Shmilikhovskyy nesses países citados, que por mais de 10 anos ficaram sob a nossa coordenação missionária e nos quais tivemos em torno de 100 missionários autóctones sustentados por Missões Mundiais. 

Tivemos a presença e participação de quatro pastores brasileiros: Pr. Luiz Sayão e Pr. Jônatas Hübner (da IBNU, São Paulo); Pr. Wander Gomes (da PIB do Recreio, Rio de Janeiro) e Pr. Hans Behrsin (missionário na Letônia). Na conferência na Bielorrússia, o Pr. Sayão fez a exposição sobre Efésios (completo). O Pr. Wander falou sobre os desafios do ministério pastoral. Os dois falaram durante três dias, se revezando. E finalizamos com a realização da Ceia do Senhor dirigida pelo Pr. Jônatas para cerca de 30 participantes. 

Muitos foram os objetivos desse treinamento, mas os principais foram: reunir missionários e pastores da Ucrânia, Rússia, Bielorrússia e Letônia numa conferência bíblica e pastoral; fortalecer o trabalho das igrejas no Leste Europeu e Ásia Central; reavaliar o trabalho batista brasileiro feito nos últimos 20 anos com a finalidade de desenvolver uma possível parceria ou apoio num breve futuro. 

Além do treinamento, os missionários tiveram a possibilidade de matar a saudade um do outro, lembrar dos tempos que fizemos encontros parecidos com mais frequência, orar juntos, chorar e rir, falar e ouvir, compartilhar e ensinar, passar um tempo de comunhão e aprendizado juntos. 

Ao fim da conferência, um dos nossos ex-missionários autóctones bielorrussos se aproximou e chorando me disse: “Lyubomyr, se passaram 5 anos longos de nossa espera incansável por este nosso encontro com a presença dos nossos queridos pastores brasileiros. As orações foram respondidas e o sonho foi realizado. Quanta saudade! Quanta profundidade da Palavra! Quanta alegria! Quanta gratidão a Deus por responder as nossas orações! Este encontro foi o melhor presente de Deus na véspera do Natal e Ano Novo para nós! Nós não queríamos nem sustento financeiro, nada que fosse das coisas materiais. Queríamos muito mais - tempo de treinamento e convívio!”. 

Ao terminar de ouvir as palavras desse irmão em Cristo bielorrusso, que estava abrindo seu coração e chorando feito uma criança, a mim restou chorar. O que fiz com maior naturalidade! Jamais poderia imaginar que alguém poderia orar por 5 anos pedindo a Deus para os brasileiros voltarem com o treinamento bíblico! Depois daquele encontro marcante, eu segui à Ucrânia juntamente com o Pr. Jônatas Hübner. E Anatoliy com os pastores Wander, Sayão e Hans foram juntos à Letônia. Os pastores Sayão e Jônatas também puderam participar dos cultos dominicais na Ucrânia, pregando a Palavra e trazendo saudações do povo batista brasileiro. O Pr. Sayão ainda falou em um café para pastores ucranianos. 

Além da conferência para os missionários da terra, tive o privilégio e a alegria de receber Pr. Sayão em nossa casa em Kiev. Tivemos um tempo breve, mas muito agradável. 

Agradecemos a Deus pela conferência na Bielorrússia e pela segurança nas fronteiras, apesar de os países estarem em conflitos politico-militar. Eu e minha esposa, a missionária Natasha, louvamos a Deus por completar 20 anos da nossa cooperação com a querida e amada JMM da CBB (1998-2018). Somos gratos pelo cuidado que o povo batista tem para conosco. Pedimos as bênçãos de Deus para dar continuidade aos nossos ministérios e projetos planejados para 2019 aqui no Leste Europeu. Nosso país passa pelo frio do inverno, já chegou a -18oC. Ore pela nossa saúde e pela saúde dos nossos filhos, Máximos e Natan.

Doe agora

Lyubomyr Matveyev
missionário na Rússia