Há seis anos, numa visita ao Brasil, Dr. Brent Ray do “Southwestern Baptist Theological Seminary” (Seminário Teológico Batista do Sudoeste, nos EUA) esteve comigo na sede de Missões Mundiais. Tivemos uma interessante e exitosa reunião com o Pr. João Marcos Barreto Soares, diretor executivo da organização missionária para os povos estrangeiros da Convenção Batista Brasileira, e seu gerente de Missões. Daquele encontro surgiu uma parceria entre Missões Mundiais e o Seminário no Texas.

Alguns missionários de Missões Mundiais ingressaram nos programas de mestrado do “Southwestern Baptist Theological Seminary” para, assim, estarem mais preparados ao desenvolvimento de seus ministérios no campo transcultural. Dr. Brent sempre se interessou pela obra missionária dos batistas brasileiros, inclusive foi missionário na Bahia e em Brasília por mais de 15 anos. Foi enviado para o Brasil pela “International Mission Board” (conhecida no Brasil como a Junta de Richmond) nos idos de 1990. Aquele servo do Senhor encerrou a sua carreira aqui na Terra repentinamente, em agosto de 2020.

Um dos missionários que estudou no “Southwestern” foi Caleb Mubarak. Graduado em 2001 e já pensando no campo missionário transcultural, sempre esteve interessado pelo tema de Plantação de Igrejas. Foi quando nossos caminhos se cruzaram, uma vez que eu ministrava treinamentos nessa área ao redor do Brasil (tendo plantado várias igrejas no Estado de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro). Caleb participou de diferentes modalidades de treinamentos que ministramos durante aqueles anos. Era o início de uma boa e frutífera amizade.

Em 2002, Caleb foi como voluntário para o Peru, ministrar workshops sobre plantação de igrejas para as lideranças autóctones de Arequipa e Valle del Colca. Em 2003, ele e sua querida esposa, Rebeca Mubarak, foram nomeados missionários temporários e seguiram para um país da América Latina para ajudar na plantação de uma nova igreja por lá.  Em 2005, seguiram como missionários efetivos para o Mundo Árabe, campo onde servem até hoje. 

Em 2015, tive o privilégio de reencontrar o casal no Norte da África. Tivemos encontros estratégicos com outros obreiros da “International Mission Board” naquele país e também encontros com cristãos, ex-muçulmanos. Sempre senti que o Caleb e a Rebeca iriam longe no seu trabalho de avanço do Reino de Deus entre os muçulmanos.

Em 2018, pude auxiliar o Caleb na área acadêmica, juntamente com o Pr. David Bledsoe, a ingressar num dos programas de mestrado do “Southwestern” no Texas. Em janeiro de 2019, Caleb iniciou o Mestrado em Estudos Teológicos e, em dezembro de 2020, em meio a pandemia, ele se graduou como mestre. Tenho a alegria de dizer que ele tirou a maior nota de sua turma, sendo assim o primeiro aluno do seu curso de mestrado. Ele agora sonha com a possibilidade de seguir seus estudos de doutorado. 

Caleb é um entre vários missionários de Missões Mundiais que têm se empenhado na preparação através de programas de mestrados, especializando-se em áreas específicas de missões fora do Brasil.  Louvo a Deus pela amizade e a oportunidade de mentorear e investir em pessoas como o Caleb, pois creio que ele faz diferença no Mundo Árabe e igualmente nas igrejas brasileiras.

 

Pr. Guy Key
International Mission Board
Servindo com sua esposa, Elena, no Brasil desde 1984