Não poucas vezes na vida nos deparamos com situações que nos abatem, que nos fazem sentir desvalorizados e desprezados. O inimigo de nossas vidas, constantemente, busca nos atingir e nos abater de tal forma que pensamos até em desistir. No entanto, a Palavra de Deus é clara em nos dizer o valor que temos para Ele, não importando o que fomos ou o que fizemos. Deus nos amou e nos ama de tal forma, que deu o seu Filho para morrer por nós (João 3.16). Somos preciosos para ele; o Espírito dEle habita e tem zelo por nós (1Co 3.16). Saber quem somos em Cristo nos dá força, refrigério e faz levantar a cabeça e seguir adiante a despeito de tudo. Até mesmo quando somos rejeitados pela família.

Hannin é uma jovem que se converteu a Cristo no ano passado. Ela foi educada em escola islâmica e durante toda sua infância buscou agradar a Alá (deus dos muçulmanos) e a seus pais, sendo uma praticante fervorosa do Islamismo. Sua família é muito pobre; o pai é agricultor de subsistência. Quando souberam da conversão de Hannin ficaram extremamente revoltados e irados. O pai de Hannin chegou para ela e disse que, naquele momento em diante, um saco de batatas valia mais para ele do que a sua própria filha. Renegada pela família, Hannin enfrentou momentos de tristeza, desgosto e desprezo.

Mas Deus, o pai amoroso de Hannin, foi ao seu encontro para confortá-la. Ela participou de um encontro de treinamento de jovens, que os preparava para serem discípulos verdadeiros de Cristo. E foi nesse encontro que a Palavra do Senhor tocou o coração de Hannin de diversas formas, confortando-a, valorizando-a e encorajando-a a seguir em frente. Ela escreveu um poema ao final do encontro e compartilho aqui um pequeno trecho:

“Para aquele que é o meu amado, que é a minha consolação, eu digo:
‘Estou em tristeza e em luto;
eu sou incapaz por mim mesma,
é criador de todas as coisas!

Refrigera a minha alma,
dá-me alegria,
liberta-me da tristeza,
liberta-me da calamidade.

Tu és, ao mesmo tempo, o caminho
e o guia da estrada de minha vida.
Tu tens visto a minha aflição
e tu tens um amor fiel.
És amigo até o fim;
és a esperança do coração e da alma abatida’.

E Ele me respondeu:
‘Ó, filha minha, a quem eu derramo todas as minhas bênçãos!
Confia em mim e eu reduzirei a nada as suas desilusões.
Tudo o que precisas sou Eu;
Sou o Espírito de vida dentro de ti,
Eu te ungi para seres apartada do mal,
para que sejas toda do bem.
És a minha filha amada’.”

Assim como Hannin, há muitos irmãos que passam por essa experiência com suas famílias por terem decidido abandonar o Islã e abraçar a fé em Jesus. Graças a Deus que, através de Cristo, eles encontram um Pai amoroso e gracioso, e na igreja uma família repleta de irmãos que os apoiam e sustentam. Ore pelos nossos jovens convertidos e por suas famílias, para que elas também se encontrem com Jesus Cristo.

Ore também pelos nossos irmãos e irmãs que vivem momentos de tensão e conflitos. Ore para que as campanhas de vacinação avancem no Brasil e no mundo. Agradeça porque vários de nossos missionários tomaram as doses das vacinas no campo, o que traz um pouco mais de tranquilidade e permite retomar algumas atividades interrompidas durante a pandemia, embora continuem com os cuidados recomendados.

Obrigado por continuar conosco e por sua parceria que abençoa nossas vidas. Que Deus te abençoe e que através das suas orações e ofertas você prossiga, assim como nós, na obra missionária de transformar vidas.


Jessé e Quésia Carvalho
Coordenadores da JMM no Oriente Médio, Norte da África e Sahel Africano

Doe agora