!السَّلامُ  وَعَلَيْكُم! (Paz seja convosco!)

Há exatos 10 anos começava o maior drama humanitário já vivido pelo povo da Síria na História Moderna. Com danos colossais às casas, escolas, hospitais e diversas outras infraestruturas, grande parte daquele país foi destruído pelos infinitos combates. Sanções internacionais e uma onda de infecções por COVID tornaram a vida ainda mais difícil para muitas famílias cansadas daquele infindável estado de guerra.⠀⠀⠀

NÚMEROS CATASTRÓFICOS  

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o ocorrido na Síria é “o pior desastre causado pelo homem desde a Segunda Guerra Mundial”. São 9,3 milhões de sírios que sofrem de insegurança alimentar e aproximadamente 4,5 milhões de crianças passam fome no país. Os sírios representam um terço de todos os refugiados em todo o mundo. De acordo com o ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), 80% dos refugiados sírios vivem abaixo da linha da pobreza, com acesso limitado a serviços básicos, educação ou oportunidades de emprego. Pelo menos 5,5 milhões de refugiados vivem nos países vizinhos: Iraque, Turquia, Jordânia, Líbano e Egito - e na Síria, 6 milhões de pessoas estão deslocadas internamente.

NÚMEROS DE TRANSFORMAÇÃO

Desde que o drama sírio se iniciou em 2011, Missões Mundiais já contava com missionários naquela região, inclusive nós. Bastava ligar a TV ou ler um jornal local para perceber o quanto os refugiados sírios que chegavam aos milhares nos diferentes países da região do MENA (Oriente Médio e Norte da África) precisavam ter sua esperança renovada. Me lembro de passar em frente à prefeitura de nossa cidade num país do Norte da África e ver um amontoado de gente ali com roupas diferentes e um dialeto que me soava muito peculiar. Me aproximei e percebi que eram sírios. Eles estavam a milhares de quilômetros de sua terra, mas ao me ouvir falar com eles num dialeto muito próximo ao deles, alguns homens disseram: Aqui está quem poderá nos ajudar! Na verdade, não os ajudei muito senão como intérprete em algumas situações específicas. E aquele sentimento de impotência não nos deixava dormir. Até que convidados por nossa coordenação, fomos direcionados novamente ao Oriente Médio, onde estaríamos mais perto dos sírios.

Outros de nossos companheiros de missão, já instalados nos países vizinhos à Síria, igualmente se empenharam em ajudar aquelas pessoas tão necessitadas. Surgiria nos anos seguintes os projetos Esperança aos Refugiados e também a Tenda de Brincar. Ambos, até hoje fazem uma grande diferença entre os sírios. A Tenda, tem abençoado centenas de crianças numa das zonas mais complexas em termos de vítimas do terror causado por grupos extremistas como o Estado Islâmico. Já o Esperança aos Refugiados, com excessivas doses de amor e cuidado, já viu surgir uma pequena porém sedenta comunidade de novos discípulos de Jesus, os quais não caminhavam lado a lado ao Messias se não fosse pelo caos que vieram a sofrer com a guerra.

Louvamos a Deus pela oportunidade de voltarmos ao Oriente Médio e fazermos algo em prol dos refugiados sírios. Como você que nos acompanha já sabe, enquanto ainda aguardamos a finalização do processo de adoção de nosso filhinho Ismael, desde 2015 levamos caravanas de voluntários a três diferentes países daquela região. Quase 200 voluntários (brasileiros, chilenos e argentinos) estiveram conosco servindo por meio da saúde, educação, beleza, esporte e recreação, a milhares de refugiados naqueles três países. Nosso maior desejo hoje, é poder logo logo regressar para lá como família para assim seguirmos VIVENDO o PODER de TRANSFORMAR entre o povo sírio refugiado. Essa tem sido nossa oração, há exatos 10 anos, quando aquela guerra teve seu início ilógico e desastroso .  

Paz!  سَّلام

        

Pr. Caleb Mubarak

VIVENDO o PODER de TRANSFORMAR no Mundo Árabe

السَّلامُ  وَعَلَيْكُم!