Natal não é uma data comemorativa para os muçulmanos, e muito menos para os refugiados sírios. O que celebrar diante de tanta dor e dificuldade que eles estão vivendo?

 Aqui no projeto Esperança aos Refugiados nós celebramos o Natal com as famílias e procuramos compartilhar o que ele significa para nós.

 Estávamos compartilhando com as mulheres sírias sobre quem era este menino que nasceu e o porquê Ele veio? Depois da leitura do texto, pedimos que uma das mulheres explicasse com suas próprias palavras o que ela havia entendido. Sua mensagem nos causou uma surpresa muito grande.

 “Ele é Jesus, aquele que nasceu, mesmo já existindo, para nos dar também da sua eternidade”, disse ela.

 Esta é uma explicação perfeita para definir o verdadeiro significado do Natal, ainda mais vindo da boca de uma pessoa que antes não tinha a perspectiva do céu ou da salvação.

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu…” (Isaías 9.6)

 A mensagem de Natal deve ser uma reflexão sobre Jesus Cristo, sobre sua mensagem de fé, esperança e salvação que foi direcionada a toda humanidade em um momento de total degradação. Neste Natal, a equipe Esperança aos Refugiados deseja transmitir toda a bondade, generosidade, amor e gratidão que provem de Jesus, de sua vinda ao nosso meio e do seu sacrifício na cruz por nossa causa.

 Que nossas atitudes, pensamentos e palavras possam ser transformados com o propósito de construir um mundo melhor e mais solidário.

O Esperança aos Refugiados tem trabalhado com o propósito de trazer esperança, unidade, aceitação, integração, inclusão em um ambiente de insatisfação, discriminação, guerras, fragilidade humana, injustiça social através da mensagem que o Menino que cresceu, morreu e ressuscitou deixou.

 Que a força cristã do Natal seja tão poderosa que nos faça lançar o olhar aos

milhares de refugiados que têm sofrido devido as mazelas da guerra e nos unamos  em amor e solidariedade para dar lhes esperança de um novo amanhã, Deus o abençoe por caminhar esta jornada de ajuda aos refugiados.

 

Eline Cuvelo
missionária coordenadora do projeto Esperança aos Refugiados