Árvores de Natal, enfeites, presépios, luzes, estrelas, cartazes, propagandas desejando um feliz Natal… nenhum destes itens tão comuns e que nos remetem à atmosfera natalina podem ser encontrados por aqui em nossa cidade, no Sudeste da Ásia. Não pense que é exagero. Talvez a única exceção sejam alguns centros comerciais onde algumas poucas referencias ao Natal podem ser encontradas, mas de forma tão tímida que as pessoas daqui (que não conhecem o Natal) nem sabem que aquelas decorações são inspiradas na data que representa o nascimento de Jesus. 

Não há decorações e referencias, e o que é mais inquietante: 99% das pessoas de nossa cidade ou campo não fazem a mínima ideia da história do Natal, pois os poucos que sabem sobre ela só conhecem o Natal do Papai Noel e dos presentes. Se formos pensar em todo o país, estamos falando de mais de um bilhão de pessoas que, se perguntadas sobre o Natal, responderiam que não sabem o que é, muito menos iriam mencionar o nome daquele que é a razão de celebrarmos o Natal. 

Há poucos dias a missionária Bel, minha esposa, teve a oportunidade de compartilhar a história do Natal em um ambiente informal. As amigas que ouviam a história pela primeira vez disseram que já conhecia sobre a data, mas nunca souberam que o Natal era a história do nascimento de Jesus. Na verdade, foi a primeira vez que essas amigas foram expostas ao Evangelho em toda sua vida! 

“Antes como está escrito: Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito”  Rm15.21

Sabemos que no Brasil a verdadeira mensagem do Natal fica perdida em meio a tantas luzes, presentes, comércio e tudo que envolve essa época de fim de ano. Mas é inegável que há uma grande oportunidade para compartilhar do Rei dos reis que, por amor, veio habitar entre nós e que na Cruz nos trouxe paz, salvação e reconciliação. Por aqui não temos essa possibilidade, mas o Pai é criativo e temos que seguir o exemplo Dele, buscando oportunidades para compartilhar Dele. 

Qualquer conversa, lanche ou programa com os amigos é oportunidade para mencionarmos que comemoramos o Natal e  o sentido dele para nós. Mas são poucas as oportunidades em que podemos de forma aberta e direta explicar o Natal mais profundamente. Mas Natal é tempo de milagres. E mesmo em um país onde há várias restrições e o anúncio público do Evangelho é proibido, Ele abre portas de forma milagrosa e inexplicável. 

Teremos uma celebração de Natal onde são aguardadas mais de 300 pessoas! Sim, em meio a todas as restrições o Pai tem nos dado esse privilégio. 

Eu fui convidado para ministrar a Palavra nesse dia e a Bel vai servir nessa celebração por meio da música e interpretando a mensagem pregada para a linguagem de sinais para os surdos presentes. Com certeza mais da metade das pessoas que estarão presentes ouvirão a mensagem da Graça pela primeira vez nesse dia. A nossa expectativa é que a mensagem do Rei dos reis, que deixou a sua Glória e habitou entre nós,  o Emanuel, possa nascer no coração dos presentes. 

Peça ao Pai para que nos use e use tantos outros que vão servi-Lo de diferentes formas nesse dia. Peça também pelas milhares de igrejas nas casas, irmãos e irmãs, que mesmo correndo riscos, se reunirão para, em nome Dele, anunciar que Jesus, o Cristo, nasceu da virgem, habitou entre nós, sofreu, morreu na cruz, ressuscitou ao terceiro dias e hoje reina, sendo a nossa verdadeira e final mensagem de Natal, de esperança e salvação!

 

Ael Oliveira
missionário no Sudeste da Ásia