Tudo o que ocorre no mundo árabe vira sempre notícia em todos os telejornais do mundo: os atentados que acontecem diariamente no Iraque, a guerra civil que parece ser infindável na Síria, as manifestações em países que vivem baixo a uma instabilidade civil são alguns exemplos. O sofrimento das pessoas naqueles países chegou ao nível da intolerância e hoje o que o povo mais quer é estar livre de toda a opressão e fastígio trazidos pelos regimes fundamentalistas dominantes naquelas nações.

Em todas aquelas localidades onde hoje o medo, o terror e a desigualdade imperam, existe uma comunidade cristã, da qual se ouve e se sabe tão pouco. Eles não possuem nenhum privilégio por serem cristãos e muito menos podem declarar isso publicamente, pois em muitos daqueles lugares não há liberdade religiosa. Por essa razão, essa igreja que resiste em sobreviver nesse ambiente hostil recebe o nome de “Igreja Sofredora”.

Um encontro mais que especial

Foi uma reunião às escondidas, o local do encontro foi bem longe do centro da cidade, numa localidade que fica no deserto, entre a região central e o norte do país. A proposta durante aqueles dias era conhecer aquilo que o Senhor tem feito usando essa resistente comunidade cristã nos países mais afetados pela revolução e manifestações populares provocadas pela Primavera Árabe.

Muitas histórias foram contadas: a busca de unidade entre os cristãos, a colaboração entre comunidades muçulmanas e cristãs trabalhando juntas pela ordem e liberdade civil servindo como testemunho e transformação, etc. A cada testemunho dos ex- muçulmanos, os participantes – líderes de igrejas ao redor do mundo – ficavam admirados com aquilo que o Senhor está fazendo naqueles países. Houve uma irmã que testemunhou sobre seu momento: após sua conversão, seu marido a desertou e a proibiu de ver suas filhas. Sua família já não a considera como membro do clã, e já são quatro anos vivendo longe de todos, mas com a certeza de que será recompensada 100 vezes mais, por sua decisão de perseverar em seguir ao Senhor. Muitos se comoveram com sua história, principalmente as mulheres que estavam presentes naquele encontro. Que exemplo tremendo!

Ali também estavam reconhecidos líderes de algumas nações árabes que há anos sofrem com aqueles regimes. Eles diziam que esse tem sido o tempo preparado pelo Senhor para que essas comunidades possam começar a influenciar e, porque não dizer, a colher o que muitos servos valentes haviam plantando no passado. Todos foram igualmente tocados quando ex-muçulmanos contaram sobre o encontro que tiveram com Cristo através de sonhos, visões e revelações especiais. A lição aprendida foi que quando a igreja ocidental não se mexe para evangelizar os não alcançados, o próprio Deus usa os “seus caminhos”.

Uma certeza!

Foi um verdadeiro privilégio estar ali durante aqueles dias, ouvindo histórias de pessoas tão especiais, que sabem o real significado do que é sofrer pela causa de Cristo. Foi possível sair dali com a certeza de que Deus tem preparado algo grande para todas aquelas nações. E essa certeza veio do fato de esses países estarem vivendo um momento de tremenda instabilidade e insegurança. Mas a igreja sofredora que ali vive acredita estar vivendo o seu melhor momento e, por isso, precisa definitivamente seguir em movimento

Pr. Caleb Mubarak
missionário para o mundo árabe

 

Leia o livro Introdução ao Islamismo