Desde 2006 vivendo entre os muçulmanos árabes já sabemos que a cada ano algo novo nos chamará a atenção durante o mês de jejum.  Neste ano, o mês sagrado do Ramadã tem seu início neste dia 06 de maio.  Estejamos atentos, pois é um mês de muitas oportunidades.

Na Bíblia, encontramos no livro do profeta Miquéias que “todos os povos andarão cada um em nome do seu deus”... É o que temos percebido vivendo entre os muçulmanos. Desde o mais novo ao mais velho, todos querem mostrar sua devoção ao seu deus.  Inclusive na televisão, há mensagens dizendo que “durante esse mês todos têm a chance de demonstrar sua devoção à religião e as vantagens de ser muçulmano”. É impressionante ver como é fácil ter uma fé baseada na troca.

Porque todos os povos andarão, cada um em nome do seu deus; mas nós andaremos no nome do Senhor, nosso Deus, eternamente e para sempre. (Miqueias 4.5)

Praticando os 5 pilares da fé islâmica (declaração de fé, 5 orações diárias, esmolas, jejum – Ramadã e peregrinação à cidade sagrada de Meca), eles acreditam que todo muçulmano pode alcançar o favor de Alá e, assim, poderá ter chances de entrar no paraíso. Mas se não os pratica, a condenação é inevitável. Dói em nosso coração ver que a cada dia eles se encontram cada vez mais longe do verdadeiro e eterno Deus.

Para nós, o desafio é vivermos de acordo a segunda parte do versículo que diz: “nós andaremos no nome do Senhor, nosso Deus, eternamente e para sempre”.   Estamos entre eles para anunciar essa verdade! Mesmo sabendo que não o fazemos de uma maneira convencional, entendemos que o caminho é mostrar-lhes um estilo de vida diferente. Um estilo que não exige de nós ritos e práticas repetitivas, e nem mesmo sacrifícios que visem alcançar o favor do Senhor. O véu já foi rasgado! Aleluias!

Durante o mês do Ramadã, a noite do dia 31 de maio será especial. Ela é conhecida como a Noite do Poder. É o dia em que muçulmanos do mundo inteiro são encorajados a pedir a Alá, com sinceridade e convicção, por qualquer coisa e por tudo o que precisam e for permitido pela religião. Há relatos de que nessa noite muitos ex-muçulmanos tiveram um encontro com Jesus, através de sonhos e visões enquanto pediam por uma revelação especial ou pelo favor de Deus.

Leve sua igreja a clamar pelos muçulmanos especialmente nesse dia. Pode ser que o Eterno já esteja reservando um banquete espiritual para esse dia entre os muçulmanos.

Levando ALEGRIA ao mundo árabe,

Caleb Mubarak
missionário para o mundo árabe